segunda-feira, março 14, 2005

Ecopistas em fase de construção/projecção.


Induzidas pela crescente importância atribuída pelas populações às questões ambientais, as autarquias têm começado a edificar numerosas ecopistas (adaptadas ou não de vias férreas).

Para além de Famalicão, estão ainda em fase de construção/projecção as ecopistas (adaptadas de linhas férreas) de:

Até Abril de 2003 cerca de 144 km já estavam contratualizados entre a REFER e autarquias para adaptação a ecopistas. Mas a REFER considera que 690 km de vias férreas desactivadas poderão passar a ecopistas.

No que concerne a ecopistas construídas de raíz e não adaptadas de linhas ferroviárias, felizmente, já são muito comuns no nosso país, como no Norte do país: Viana, Esposende, Gaia, de Ponte de Lima a Bertiandos (ao longo do rio Lima - em construção),... No Centro: Aveiro (bugas), Coimbra, Figueira da Foz,... No Sul: Cascais (bicas), Rede Ciclável de Lisboa, Margem Sul do Tejo (Montijo, Barreiro, Almada, Seixal).

No Algarve pretende-se consolidar as linhas já existentes ao longo do Litoral, agregando-a num só, a Via Ciclável do Algarve , com 210 km e unindo-a às vias verdes espanholas.


O problema destas ecopistas/ciclovias é a sua manutenção (sobretudo no caso das intermunicipais e das regionais) e a sua segurança, pois grande parte dos percursos são em áreas interurbanas ( mal iluminados e por vezes mal sinalizados).

Para obstar aos custos de manutenção, será que um dia também se irá pagar portagem nestas vias ?



Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats