quarta-feira, março 16, 2005
Vias Verdes (Espanha - II)
Vias Verdes (Espanha)
Greenways (Grã-Bretanha) / Voies Vertes (França)
segunda-feira, março 14, 2005
Ecopistas em fase de construção/projecção.
Induzidas pela crescente importância atribuída pelas populações às questões ambientais, as autarquias têm começado a edificar numerosas ecopistas (adaptadas ou não de vias férreas).
Para além de Famalicão, estão ainda em fase de construção/projecção as ecopistas (adaptadas de linhas férreas) de:
- Chaves a Vila Real (linha do Corgo) que será à data de sua inauguração a mais extensa do país,
- Macedo de Cavaleiros (linha do Tua),
- Torre de Moncorvo (linha do Sabor - 18 km),
- Sever do Vouga (Linha do Vale do Vouga ),
- Viseu (ramal da linha do Dão),
- o ramal de Mora (envolve os municípios de Évora, Arraiolos e Mora),
- Minas do Lousal (linha do Sul),
- Grândola,
- ... (?)
Até Abril de 2003 cerca de 144 km já estavam contratualizados entre a REFER e autarquias para adaptação a ecopistas. Mas a REFER considera que 690 km de vias férreas desactivadas poderão passar a ecopistas.
No que concerne a ecopistas construídas de raíz e não adaptadas de linhas ferroviárias, felizmente, já são muito comuns no nosso país, como no Norte do país: Viana, Esposende, Gaia, de Ponte de Lima a Bertiandos (ao longo do rio Lima - em construção),... No Centro: Aveiro (bugas), Coimbra, Figueira da Foz,... No Sul: Cascais (bicas), Rede Ciclável de Lisboa, Margem Sul do Tejo (Montijo, Barreiro, Almada, Seixal).
No Algarve pretende-se consolidar as linhas já existentes ao longo do Litoral, agregando-a num só, a Via Ciclável do Algarve , com 210 km e unindo-a às vias verdes espanholas.
O problema destas ecopistas/ciclovias é a sua manutenção (sobretudo no caso das intermunicipais e das regionais) e a sua segurança, pois grande parte dos percursos são em áreas interurbanas ( mal iluminados e por vezes mal sinalizados).
Para obstar aos custos de manutenção, será que um dia também se irá pagar portagem nestas vias ?
Linhas Férreas reconvertidas a Ecopistas/Ciclovias
Li no JN de sábado, que em breve irá ser construída a ecopista (asfaltando parte da Linha [ferroviária] da Póvoa) entre Famalicão e a freguesia de Gondifelos, num total de 10km de extensão. O sector de Gondifelos até a Póvoa de Varzim não será convertido, por decisão da respectiva Câmara.
A adaptação de antigas linhas ferroviárias a ecopistas/cliclovias (circulação restrita a pedestres e veículos não motorizados) é um processo muito comum nos países ocidentais e recentemente alargou-se a Portugal. Em Espanha, na actualidade, existem cerca de 1300 km de vias verdes, 12 anos depois do ínicio deste programa.
O termo via verde, usado na Europa, não deve ser confundido com a sigla da BRISA, pois via verde na Europa significa as pistas de circulação restrita a pedestres e veículos não motorizados (via verde, greenway, voie verte,...). Por o facto da Brisa ter adoptado o mesmo nome para as portagens, só em Portugal se tem adoptado outros nomes: ecopista(+ comum) e cliclovia, para estas vias ecologistas.
Pelo que tenho conhecimento, em Portugal, existem em funcionamento até hoje apenas 2 adaptações de vias ferroviárias a ecopistas/ciclovias.
A mais antiga é a ciclovia de Fafe-Guimarães, inaugurada em 1996, com 6 km de extensão. Três anos depois foi ampliada para os actuais 14,1 Km. É uma via muito interessante que já percorri duas vezes, ambas de bicicleta. Entretanto, não sendo alvo de manutenção, um amplo estudo de 2001 constatou a sua degradação (e inclusive a pontual circulação de veículos motorizados!!). As respectivas Câmara têm envidado mais recentemente alguns esforços na sua conservação.
Recentemente, em Novembro de 2004, foi inaugurada a ecopista de Valença a Monção, de 13 km de extensão. Esta ecopista não se resume ao traçado asfaltado, mas possui numerosas infra-estruturas de apoio.
Assim a antiga Casa da Vigia da Linha, em Valença, foi remodelada para receber o Centro de Interpretação da Ecopista. Por sua vez as estações e apedadeiros foram transformados para servirem de espaços de acolhimento aos utentes da ecopista, com casas de banho, abrigos, zona verdes e de lazer, parques de estacionamento, painéis informativos e de interpretação da via.
sexta-feira, março 11, 2005
descubram as semelhanças!!?
mudanças de rumo...
quinta-feira, março 10, 2005
Texturas Nipónicas (II)
origamis representando pássaros da paz (tsuru)
potes de sake (vinho de arroz) dispostas nas entradas de alguns templos (oferecidos pelos devotos) e que no final de festivais religiosos são bebidos.
espaços de meditação... (láminas de bambu iluminadas)
carimbos com o nome das pessoas (Hanko), ainda muito comuns no Japão.
Texturas Nipónicas
Bandeiras de boa-sorte (karakai). Para ajudar e proteger as pesssoas num dado aspecto, conforme a palavra que nela têm escrito (amor, trabalho, saúde,...)
Tabuínhas com bons desejos para um novo ano (normalmente são colocadas à entrada de templos)
Candeeiros expressando bons augúrios para um novo ano (normalmente são colocadas na ruas perto de templos)
Existe o costume de nos templos se retirar de umas caixas uns papéis com profecias. Se essas profecias são más então as pessoas atam-nas em canas de bambu no exterior do templo, no intuito de se verem livres delas...
quarta-feira, março 09, 2005
embrenhando-me suavemente pelo novo dia...
Pelo facto de nos últimos 8 meses pegar o trabalho às 10 horas no Porto, tenho ouvido todos os dias à 9.25h o espirituoso programa `Há vida em Markl’ , após a estratégica saída de pópó à 9.20h. O formato do programa é feito bem à medida de Nuno M., com o José Carlos Araújo a ser uma grande mais valia (Ana Lamy também dá uma perninha). Depois ouve-se as noticias do Desporto na Antena 1 e de seguida um CD, que nem a RUM, nem a Voxx, nem ´Bolas com creme´ e afins me convencem muito. Estranho a (quase) ausência de acidentes de manhã no IC1(A28) nos últimos meses, mas faço fisgas que se prolongue pois tem-se rolado muito bem (e restrinjo-me a uma serena média de 110) . Com o prolongamento da linha da Póvoa do Metro ainda se irá rodar melhor.
lugares de recolhimento....
Hotel Biwako (Japão- hoteis cápsula)
hotel Meridien (Bora-Bora)
beach praia, hotel tonga beach praia, hoteis hotel bali beach
terça-feira, março 08, 2005
tudo bons amigos
Quem ? Pôncio Monteiro, o mais ferrenho portista do grupo.
E apostou que o FCPorto perdia !!!?
Quem viu no Domingo o Rui Santos na SicNotícias a argumentar, entre outros aspectos (e sempre primorosamente), que o Benfica é no momento o candidato mais forte ao título, sabe que é nestas delicadas alturas que o FêCêPê precisa de união. E o Pôncio é um amigo das ocasiões...
numa praia de Punta Cana!
-ó ritinha soubestes que ontem houve um grande incêndio numa prisão aqui na Dominicana e morreram mais de 130 pessoas!
- ai que interessante! será que isso também vinha incluído no pacote de viagens e não nos disseram nada?
- ora! coloca-me é mais bronzeador que quem já está ficar queimado sou eu!
- é mesmo fantástica esta praia! O clima, o povo tão simpático! Deve ser demais viver aqui todo o ano, não achas?
capitulação...condicional
Condicionalmente...
Estranho mais esta criação distorcida e descrente !
Tenho a forte impressão que isto vai subsistir pouco ...
View My Stats