quarta-feira, março 16, 2005

Vias Verdes (Espanha - II)


ampliar imagem








outras 1-2-3-4-5

Vias Verdes (Espanha)










via verde de la sierra

Greenways (Grã-Bretanha) / Voies Vertes (França)







Grã-Bretanha







França

segunda-feira, março 14, 2005

Ecopistas em fase de construção/projecção.


Induzidas pela crescente importância atribuída pelas populações às questões ambientais, as autarquias têm começado a edificar numerosas ecopistas (adaptadas ou não de vias férreas).

Para além de Famalicão, estão ainda em fase de construção/projecção as ecopistas (adaptadas de linhas férreas) de:

Até Abril de 2003 cerca de 144 km já estavam contratualizados entre a REFER e autarquias para adaptação a ecopistas. Mas a REFER considera que 690 km de vias férreas desactivadas poderão passar a ecopistas.

No que concerne a ecopistas construídas de raíz e não adaptadas de linhas ferroviárias, felizmente, já são muito comuns no nosso país, como no Norte do país: Viana, Esposende, Gaia, de Ponte de Lima a Bertiandos (ao longo do rio Lima - em construção),... No Centro: Aveiro (bugas), Coimbra, Figueira da Foz,... No Sul: Cascais (bicas), Rede Ciclável de Lisboa, Margem Sul do Tejo (Montijo, Barreiro, Almada, Seixal).

No Algarve pretende-se consolidar as linhas já existentes ao longo do Litoral, agregando-a num só, a Via Ciclável do Algarve , com 210 km e unindo-a às vias verdes espanholas.


O problema destas ecopistas/ciclovias é a sua manutenção (sobretudo no caso das intermunicipais e das regionais) e a sua segurança, pois grande parte dos percursos são em áreas interurbanas ( mal iluminados e por vezes mal sinalizados).

Para obstar aos custos de manutenção, será que um dia também se irá pagar portagem nestas vias ?



Linhas Férreas reconvertidas a Ecopistas/Ciclovias


Li no JN de sábado, que em breve irá ser construída a ecopista (asfaltando parte da Linha [ferroviária] da Póvoa) entre Famalicão e a freguesia de Gondifelos, num total de 10km de extensão. O sector de Gondifelos até a Póvoa de Varzim não será convertido, por decisão da respectiva Câmara.

A adaptação de antigas linhas ferroviárias a ecopistas/cliclovias (circulação restrita a pedestres e veículos não motorizados) é um processo muito comum nos países ocidentais e recentemente alargou-se a Portugal. Em Espanha, na actualidade, existem cerca de 1300 km de vias verdes, 12 anos depois do ínicio deste programa.

O termo via verde, usado na Europa, não deve ser confundido com a sigla da BRISA, pois via verde na Europa significa as pistas de circulação restrita a pedestres e veículos não motorizados (via verde, greenway, voie verte,...). Por o facto da Brisa ter adoptado o mesmo nome para as portagens, só em Portugal se tem adoptado outros nomes: ecopista(+ comum) e cliclovia, para estas vias ecologistas.

Pelo que tenho conhecimento, em Portugal, existem em funcionamento até hoje apenas 2 adaptações de vias ferroviárias a ecopistas/ciclovias.

A mais antiga é a ciclovia de Fafe-Guimarães, inaugurada em 1996, com 6 km de extensão. Três anos depois foi ampliada para os actuais 14,1 Km. É uma via muito interessante que já percorri duas vezes, ambas de bicicleta. Entretanto, não sendo alvo de manutenção, um amplo estudo de 2001 constatou a sua degradação (e inclusive a pontual circulação de veículos motorizados!!). As respectivas Câmara têm envidado mais recentemente alguns esforços na sua conservação.



Recentemente, em Novembro de 2004, foi inaugurada a ecopista de Valença a Monção, de 13 km de extensão. Esta ecopista não se resume ao traçado asfaltado, mas possui numerosas infra-estruturas de apoio.

Assim a antiga Casa da Vigia da Linha, em Valença, foi remodelada para receber o Centro de Interpretação da Ecopista. Por sua vez as estações e apedadeiros foram transformados para servirem de espaços de acolhimento aos utentes da ecopista, com casas de banho, abrigos, zona verdes e de lazer, parques de estacionamento, painéis informativos e de interpretação da via.


Ao longo da via os painéis de interpretação e a sinalética fornecerão elementos suficientes para que os utentes da Ecopista, na ausência de guias, possam compreender os recursos culturais, naturais e paisagísticos que se lhes vão apresentando.


sexta-feira, março 11, 2005

descubram as semelhanças!!?


K J E R A G - 1000 metros de vertigem!

mudanças de rumo...


5 séculos volvidos da anexação (1492) de Granada aos Mulçumanos (na actualidade vivem cerca de 20 mil muçulmanos em Granada), em 11 de Março de 2004, o fundamentalismo/terrorismo muçulmano fez-se sentir profundamente (e de modo bárbaro e bem cobarde) em Espanha, com o atentado terrorista mais sangrento de sempre ocorrido neste país (superou o total de vítimas de sempre da responsabilidade da ETA).
Depois do famoso ataque de 11/09, dos ataques de chechenos a hospitais, escolas, teatros; de grupos palestinos a autocarros com crianças, de árabes a missões de paz das Nações Unidas, e muitos outras situações que evidenciam a total falta de valores e moral de certos grupos terroristas, parecem já não existir limites possíveis para estas acções.
Ao contrário dos EUA que reagiram com desregrada violência (e sem grandes efeitos positivos, que, ao invés, negativos não faltam) Espanha tomou um caminho mais sensato e com cambiantes mais humanas (porventura a saída de Aznar e do PP foram uma consequência e paralelamente um indutor disso). Deste modo enalteço o apropriado rumo tomado pela Espanha, bem como o alento e coragem que os familiares e amigos chegados das vítimas tiveram de ´ir buscar a qualquer lado´ para enfrentar o pesaroso dia-a-dia no último ano.

quinta-feira, março 10, 2005

Texturas Nipónicas (II)


origamis representando pássaros da paz (tsuru)


potes de sake (vinho de arroz) dispostas nas entradas de alguns templos (oferecidos pelos devotos) e que no final de festivais religiosos são bebidos.



espaços de meditação... (láminas de bambu iluminadas)


carimbos com o nome das pessoas (Hanko), ainda muito comuns no Japão.

Texturas Nipónicas

Desejos e Profecias.


Bandeiras de boa-sorte (karakai). Para ajudar e proteger as pesssoas num dado aspecto, conforme a palavra que nela têm escrito (amor, trabalho, saúde,...)



Tabuínhas com bons desejos para um novo ano (normalmente são colocadas à entrada de templos)


Candeeiros expressando bons augúrios para um novo ano (normalmente são colocadas na ruas perto de templos)


Existe o costume de nos templos se retirar de umas caixas uns papéis com profecias. Se essas profecias são más então as pessoas atam-nas em canas de bambu no exterior do templo, no intuito de se verem livres delas...

quarta-feira, março 09, 2005

embrenhando-me suavemente pelo novo dia...

Pelo facto de nos últimos 8 meses pegar o trabalho às 10 horas no Porto, tenho ouvido todos os dias à 9.25h o espirituoso programa `Há vida em Markl’ , após a estratégica saída de pópó à 9.20h. O formato do programa é feito bem à medida de Nuno M., com o José Carlos Araújo a ser uma grande mais valia (Ana Lamy também dá uma perninha). Depois ouve-se as noticias do Desporto na Antena 1 e de seguida um CD, que nem a RUM, nem a Voxx, nem ´Bolas com creme´ e afins me convencem muito. Estranho a (quase) ausência de acidentes de manhã no IC1(A28) nos últimos meses, mas faço fisgas que se prolongue pois tem-se rolado muito bem (e restrinjo-me a uma serena média de 110) . Com o prolongamento da linha da Póvoa do Metro ainda se irá rodar melhor.


lugares de recolhimento....


Hotel Biwako (Japão- hoteis cápsula)


hotel Meridien (Bora-Bora)
beach praia, hotel tonga beach praia, hoteis hotel bali beach

terça-feira, março 08, 2005

tudo bons amigos

reparei que no totovip desta semana, no JN, todos os vips (?) colocaram o FCPorto a ganhar fora contra o Penafiel, menos um.
Quem ? Pôncio Monteiro, o mais ferrenho portista do grupo.
E apostou que o FCPorto perdia !!!?
Quem viu no Domingo o Rui Santos na SicNotícias a argumentar, entre outros aspectos (e sempre primorosamente), que o Benfica é no momento o candidato mais forte ao título, sabe que é nestas delicadas alturas que o FêCêPê precisa de união. E o Pôncio é um amigo das ocasiões...

numa praia de Punta Cana!

dois turistas lusos numa praia de Punta Cana!

-ó ritinha soubestes que ontem houve um grande incêndio numa prisão aqui na Dominicana e morreram mais de 130 pessoas!
- ai que interessante! será que isso também vinha incluído no pacote de viagens e não nos disseram nada?
- ora! coloca-me é mais bronzeador que quem já está ficar queimado sou eu!
- é mesmo fantástica esta praia! O clima, o povo tão simpático! Deve ser demais viver aqui todo o ano, não achas?

capitulação...condicional

Pronto! Capitulei!
Condicionalmente...

Estranho mais esta criação distorcida e descrente !

Tenho a forte impressão que isto vai subsistir pouco ...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats