segunda-feira, maio 23, 2005

Dia de Portugal (24 de Maio) - Exposição Mundial de Aichi

Daqui a poucas horas inicia-se na Exposição Mundial de Aichi o Dia dedicado a Portugal. Uma série de eventos promovem alguns aspectos da cultura portuguesa.

O Presidente da Republica Portuguesa desloca-se de propósito ao Japão para assistir a este Dia. Para além da sua participação na Exposição, Jorge Sampaio reunir-se-á com o imperador Aikihito, o príncipe herdeiro Naruhito, e com o primeiro-ministro Junichiro Koizumi. A estadia de Jorge Sampaio incluirá ainda uma comunicação junto do leitorado de português na faculdade de Culturas Estrangeiras, da Universidade de Quioto.

Da outra vez que abordei a exposição de Aichi referi que Portugal era dos poucos participantes que não dispunha de web site, pois agora já dispõe de um, mas diga-se só de fachada (se fosse ali +-perto, em Macau, diria que se tinham inspirado na fachada da igreja de S. Paulo). Aliás este web site é um reflexo da singela participação portuguesa nesta exposição (falta de verbas…). O Pavilhão de Portugal é dos mais reduzidos. Da autoria dos arquitectos Vítor Mestre e Sofia Aleixo, e do designer Henrique Cayatte, subordina-se ao tema "O Homem, a Natureza e a História". Nele é destacada sobretudo a relação histórica de Portugal com o Japão. O Pavilhão inclui áreas de exposições, um restaurante e uma loja. O logótipo da participação portuguesa pretende mostrar a ligação por mar entre as duas nações.

Mas os eventos ligados a Portugal não se reduzem ao seu Dia, e podem ser consultados aqui.

Como é referido no Diário Digital: À semelhança de qualquer outro visitante, Jorge Sampaio será acolhido por robôs com feições humanas que sabem falar quatro línguas e percebem até 40 mil palavras, conseguindo mudar as suas expressões faciais de acordo com o momento, sorrindo e piscando os olhos.

Além destes recepcionistas, outros robôs brincam com crianças e ajudam na limpeza da Exposição. Cerca de 100 robôs de cinco tipos diferentes trabalham e ajudam na organização do evento, que desta vez tem como tema a tecnologia e o meio ambiente.

Três versões do «Actroid», criado pela empresa japonesa Kokoro e pela Advanced Media, participam na Expo´2005, recebendo os visitantes e dando indicação de direcções. O «Actroid» percebe frases em inglês, coreano, japonês e chinês e é programado para dar mais de duas mil respostas diferentes.”


p.s. este post não representa o meu regresso a este blogue. Foi apenas uma breve registo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats