quinta-feira, novembro 10, 2005

Ainda quase tudo por fazer...

Jorge Candeias do Lâmpada Mágica realiza aqui uma interessante e breve análise sobre o recente glossário da Sociedade da Informação.

Jorge Candeias considera que na sua generalidade o glossário "será em grande medida ineficaz" e aponta algumas razões para tal consequência.

Na minha ideia este glossário e documentos afins foram sendo protelados por demasiado tempo, o que acabou por arreigar em Portugal múltiplos (demasiados) termos da Língua Inglesa nestas áreas do conhecimento, e na maior parte dos casos o seu enraizamento será irreversível.
Claro que não bastará um glossário (e a sua conveniente divulgação) para se verificar uma alteração do status quo patente nestas esferas de conhecimento. É necessário que se traduzam mais livros nestas áreas do conhecimento, que os docentes dos vários graus e níveis de ensino nestas áreas do conhecimento também demonstrem uma atitude pedagógica e cognitiva relevante nesse sentido, que se imponha (pelo menos) em determinados documentos (de maior formalidade) a utilização destes termos, e sobretudo que todos nós reconheçamos o real valor da nossa Língua como veículo basilar de comunicação e transmissão da nossa cultura, arte e conhecimento na actual Sociedade de Informação.
No entanto o domínio por parte dos portugueses de diversos termos em Língua Inglesa, neste âmbito acarreta igualmente certos aspectos positivos, não podemos omitir tal facto.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats