segunda-feira, novembro 21, 2005

Exposição sobre a actividade dos Jesuítas na Etiópia no séc. XVII

" A Biblioteca Pública de Braga (...) [apresenta], a partir do dia 3 de Novembro, no átrio do Salão Medieval (Largo do Paço) a exposição Da terra, de fora: os jesuítas e a arquitectura monumental na Etiópia do séc. XVII.
Dispersas pelos planaltos do norte da Etiópia, podemos ainda hoje encontrar diversas ruínas de edifícios monumentais, visivelmente estranhos à tradição arquitectónica daquele país. Este património pouco conhecido no Ocidente é testemunha silenciosa de um fascinante encontro cultural que ocorreu nos séculos XVI e XVII entre um grupo de missionários e militares católicos europeus e os ortodoxos etíopes.
O objectivo central desta exposição é divulgar em Portugal a riqueza do património de influência portuguesa e jesuíta na Etiópia, construído na primeira metade do século XVII.
A exposição é composta por diversas ampliações fotográficas e painéis com informação documental sobre a história dos Jesuítas na Etiópia e a arquitectura monumental etíope dos sécs. XVI-XVII, bem como mapas e plantas de igrejas católicas e castelos cujas imponentes ruínas ainda se podem encontrar no norte da Etiópia, o lendário reino do Preste João. ”

ler mais

Fontes:
Texto : Biblioteca Pública Braga
Imagem : Sociedade de Geografia de Lisboa

A exposição poderá ainda ser visitada, até ao final deste mês, nos dias úteis das 9 às 12.30h. e das 14 às 17.30 horas.
Para complementar a informação sobre esta exposição deve ser consultado o site http://pwp.netcabo.pt/património.sgl

link directo para a caixa de comentários


Comments:
Na Etiópia!? Quem diria, hein?
 
É sempre bom saber!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats