domingo, novembro 27, 2005

formas para todos os gostos...



Como todos sabemos existe uma imensidão de tipos de nuvens, cada uma com o nome mais esquisito que outra. As nuvens que têm um desenvolvimento na vertical, e que assumem a denominação de cúmulos, devido precisamente a essa acumulação em altitude, são porventura as que assumem formas mais espectaculares, pela sua maior dimensão.
Um grupo bem representativo destas são os Cumulonimbus (1), que se formam em média entre os 3 a 4 mil metros e cuja espessura pode atingir os dez quilómetros. Assemelham-se a autênticas montanhas.
Dentro deste grupo destacam-se pela suas extraordinárias formas os Mammatus, que surgem reproduzidas nas imagens, superior e infeiror, captadas em Junho de 2004 em Hastings (estado do Nebraska- EUA) por Jorn Olsen e que pela sua rara beleza ficarem muitos famosas. O nome destas nuvens advêm de assumiram a formas de mamas. Normalmante surgem após grandes tempestades ou tornados.



Um outro tipo de nuvens com formas que captam logo a atenção de qualquer a um, são as nuvens tenticulares, assim denominadas por terem a forma de lentes, como esta no monte Fuji(2) e esta no Yakima Valley (3) (estado de Washington – EUA). Regra geral estas nuvens formam-se em zonas montanhosas.


Fontes:
(1) http://wetterchronik.de/mm/wolken/daniel.htm
(2) Desconhecida
(3) Tim Bentz (trekearth.com)

Comments:
As coisas que tu descobres. Foste tu que andaste com o Photoshop?
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats