sexta-feira, novembro 11, 2005

Já lá vão 30 anos!


Em Angola, minha terra natal (Luanda, 72) passam hoje três décadas desde a sua independência de Portugal. E sobre este processo não digo mais.
Três anos depois do cessar-fogo da guerra civil, as assimetrias parecem ser maiores do que nunca, num país com um tremendo potencial, mas que parece que (infelizmente) nunca vai passar disso mesmo: potencial. Esperemos que se prove que esteja errado e o mais breve possível.
A foto de avenida onde habitava em Luanda, cidade hoje com 4,5 milhões de hab. (estimativas da ONU), é retirada de um postal de outros tempos.

Comments:
Sinceramente, penso que estás errado. É preciso ter paciência. Ainda agora saíram de uma guerra de 30 anos, não se poderia esperar qq desenvolvimento repentino.
 
Um bom fim-de-semana.
 
obrigado Luna.
 
Oi Mário, meu prezado amigo.
Eu já sei que por vezes descambo em alguns excessos de dramatismos (pseudo)shakespearianos (olha, devia era ter jeito para vender seguros), mas acho que já era tempo de se evidenciarem algumas efectivas melhorias em Angola (se até houvesse vontade dos big bosses internos e externos que isso sucedesse, que também não parece não ser o caso). Depois de duas pesadas guerras seguidas (colonial 14 anos [961-975] e guerra civil 26 anos [976-002] ), é claro que implantar dinâmicas que conduzam a um desenvolvimento consistente é uma missão muito complexo, mas também temos de observar que a Guerra Civil não foi contínua, tendo felizmente alguns interregnos (como após os acordos de Bicesse e Lusaka) e que na última década, depois que os yankees virarem costas ao Savimbi a guerra era mais localizada em alguma províncias como o Huambo, as Lundas, o Bié, Moxico; embora com ataques esporádicos à capital. O sr. J. Eduardo dos Santos dispõe assim de razoáveis condições ( e muitos recursos) desde há já bastante anos para conduzir de vez o país a uma situação de desenvolvimento e progresso que é deveras plausível de suceder, se houver interesse nisso.
 
Muito obrigado pelo seu comentário no Legendas & Etcaetera.
Pelos vistos, somos naturais da mesma terra, que por enquanto não considero país, infelizmente, com mágoa o digo.
Abraço.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats