quinta-feira, novembro 10, 2005

precisam-se voluntários!

Não, não é para repartir o euromilhões!
É sim, para outro propósito!

A Wikipedia é hoje uma montra das realidades do mundo muito relevante. Precisam-se voluntários para contribuir para a página de Vila do Conde da Wikipedia, de modo a fazer jus ao valor e grandeza do concelho.
Parece é que o pessoal preocupa-se mais com a sua quinta e com remotos vizinhos do que com a irmandade vila-condense em si! Mas nisso (quase) todos nós (vila-condenses) temos mea-culpa. Eu também só fiz, nesse artigo específico a Vila do Conde, uma pequena modificação.

A Wikipedia, surgida em Janeiro de 2001 teve ao longo dos anos um crescimento exponencial. A Wikipédia passou, decididamente desde meados do ano passado, (quando em Setembro de 2004 ultrapassou o milhão de artigos, na globalidade das edições) a ser uma das referências principais da www (uma das sete maravilhas da net), e que já não deixo de consultar diariamente. Aliás, com esta maravilha qualquer leigo em 2 segundo passa a ´expert´ em praticamente qualquer assunto (na actualidade só a Wikipédia vLI possui cerca de 850 mil artigos).
A Wikipédia vLP, que se iniciou em Junho de 2001 é já a 9ª de maior dimensão (com mais de 80 mil artigos na actualidade) entre as várias versões linguísticas, tendo ultrapassado recentemente a versão em espanhol

.A propósito dos wikipedistas vLP que possuem maior volume de edições e artigos, refira-se que na sua generalidade são portugueses, seguidos, um pouco distanciados por brasileiros. Venham daí irmãos, wikipedar! O Wikipedista–mor vLP é o luso Nuno Tavares, já com perto de 46 mil edições !!

Mas quem procura apenas uma definição de um conceito ou então uma descrição mais ou menos abreviado sobre um tema, pessoa, objecto, instituição, etc. já pode no motor de pesquisa do google.pt recorrer ao comando “define:” seguido de um termo ou expressão a pesquisar em Português ou inglês.

Ex : "define: Sport Lisboa e Benfica ; define: blogue

Até há pouco tempo a eficácia de recuperação de informação na utilização do operador “define” praticamente se restringia ao google.com, mas recentemente tal já é extensível ao google.pt e outras versões.


Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats