segunda-feira, novembro 28, 2005

Volta Brisa, está perdoada!

Quando ontem foi inaugurado o último sublanço da A11 (IC 14) que liga Apúlia (no litoral do concelho de Esposende) a Braga, e continua até ligar à A4, a acessibilidade desta urbe (em termos de tempo dispendido) relativamente ao litoral passou a ser quase mínimo (menos de ½ hora em velocidade de cruzeiro). A A11 é um longo tapete estendido de Braga até às faldas do areal das formosas praias nortenhas.

Só que este belo quadro visto bem ao perto não se afigura assim tão perfeito.

A AENOR, que é o segundo maior concessionário de auto-estradas em Portugal ( e com elevados lucros em 2004), construiu e detêm a licença de exploração (com utilização de portagem) da A11 (Apúlia/Esposende- Barcelos- Braga- Guimarães- A4) e da A7-IC5 (Vila do Conde/Póvoa Varzim- Famalicão- Guimarães- Fafe- IP3) num total de 170 km e por um período de 30 anos, detendo ainda a licença de exploração (ainda sem portagem) da Lusoscut Costa de Prata, da Lusoscut Beiras Litoral e Alta e da Lusoscut Grande Porto (grande parte ainda em construção).

A AENOR possui quer na A7 quer na A11 portagens com valores relativos muito mais elevados do que os praticados pela Brisa. Assim para um veículo de Classe 1, os 27,4 kms da A11 (entre Braga e Apúlia) custam 2,20 euros, ao passo que os 295 quilómetros da A1 (entre Porto e Lisboa) cobrados pela BRISA são de 17,75 euros.

Se se fizer as contas cada 10 kms na A11 fica por 80,3 cêntimos e cada 10 km na A1 fica por 60,2 cêntimos. A situação é relativamente semelhante no caso da A7.
Gostava que me explicassem, a mim e a todos os outros utentes da A11 e da A7 porque é que temos de pagar estes excessos! Sim porque ontem o sr. Primeiro-Ministro fugiu a uma manifestação na A11 que protestava contra este género de situações.
Andamos tantos anos a criticar os elevados preços das portagens da Brisa e a Aenor ainda consegue colocá-los mais caros!
É mesmo caso para dizer "Volta Brisa, está perdoada!"

Ver ainda artigos do Jornal de Noticias.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats