segunda-feira, dezembro 05, 2005

Comemora-se hoje o centenário do nascimento do Prof. Ruy Luís Gomes


Centenário do nascimento do Prof. Ruy Luís Gomes.

"Comemora-se a 5 de Dezembro de 2005 o centenário do nascimento do Professor Ruy Luís Gomes (1905–1984), que foi simultaneamente um insigne matemático e uma pessoa profundamente empenhada na política do seu tempo. A sua obra matemática teve impacto internacional. Foi co-fundador do Observatório Astronómico da Universidade do Porto, do Centro de Estudos Matemáticos do Porto (actualmente Centro de Matemática da Universidade do Porto), da Junta de Investigação Matemática e da Sociedade Portuguesa de Matemática, para além de ter estado ligado à revista Portugaliæ Mathematica quase desde o seu lançamento. A sua actividade política levou-o a apresentar uma candidatura presidencial em 1951. Acabou por se ver obrigado a exilar-se na América do Sul, primeiro na Argentina e posteriormente no Brasil. Só regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974, tendo sido o primeiro reitor da Universidade do Porto a ser nomeado após a revolução. (...)"

Ler mais

Fontes:
Texto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Foto: http://ruyluisgomes.blogspot.com/


Nas comemorações de hoje, dia 5 de Dezembro, decorrerão dois ciclos de palestras (ver programa: html; pdf) respectivamente no auditório da Reitoria da Universidade do Porto, da parte da manhã, e no anfiteatro do Departamento de Matemática Pura da FCUP, da parte de tarde. Irá também ser ainda apresentada uma fotobiografia de Ruy Luís Gomes, coordenada pela Prof.ª Natália Bebiano. Paralelamente, decorre desde há cerca de um mês, no edifício central da Faculdade de Ciências (vulgo Leões) uma exposição permanente sobre o Prof. Ruy Luís Gomes e cujo acervo pode ser consultado aqui.

De relevar que foi criado em 16 de Julho de 2005 um blogue dedicado ao Centenário do nascimento de Ruy Luís Gomes com um imenso volume de informação, bem como documentação diversa: fotos, textos, reproduções de livros, artigos, cartas, sobre este grande vulto da ciência e cultura em Portugal (ver índice).

Consultar ainda informação disponível na Sociedade Portuguesa de Matemática e no Instituto Luís de Camões.


Comments:
Isto está recheadíssimo. Tenho de voltar com + tempo.
Muito bom mesmo.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats