quinta-feira, dezembro 08, 2005

Deve ser uma sensação bem magnífica…

O período que medeia entre o final do Inverno de 1972 e o fim do Outono de 1973 o número (não a %) de nascimentos de portugueses nunca tinha sido tão elevada ao longo da história de Portugal. Naqueles cerca de 20 meses nasceu um nº equivalente quase aos últimos quatro anos em Portugal. Assim e de cabeça poderia apontar nomes em aéreas (sobretudo onde as pessoas se destacam mais cedo) como o desporto ( Rui Costa, Luís Figo, José Azevedo,…) ou na música (Mariza, Cristina Branco, David Fonseca,…) ou com outros tipo de atributos (Catarina Furtado, Barbara Guimarães, Ana Cristina de Oliveira, Fernanda Serrano, …). Por vezes penso se não sou das ovelhas ranhosas deste distinto grémio!

Hélder Ornelas, atleta de alta competição, nasceu na Primavera de 1974 (apenas uns meses depois da citada geração), na minha terra nativa, Angola (em concreto em Nova Lisboa). A especialidade de H. Ornelas foi até meados do ano passado o cross, onde granjeou alguma projecção. Decidiu então na altura arriscar e dar o salto para maiores voos, isto é distâncias: a mítica Maratona. E parece que a aposta valeu bem a pena. Logo na primeira prova em que participou, ou seja no Domingo passado na maratona de Milão (Itália), o fundista do Maratona Clube venceu-a com o tempo 2:09.59 horas (muita bom tempo face ao frio extremo que se fez sentir - cerca de zero graus centígrados), registo que constitui a 6º melhor marca europeia de 2005. É de relevar ainda que nessa prova Portugal colocou três atletas nos seis primeiros lugares.
Com esta marca H. Ornelas junta-se assim a Luís Jesus, Alberto Chaíça e Luís Novo no lote de atletas seleccionados para o Europeu de Gotemburgo, a decorrer em Agosto de 2006.


Como aludi no título do post deve ser uma sensação deveras magnífica correr pela primeira vez uma prova deste gabarito e ganhá-la. Se terminar já se afigura muito complicado neste género de provas de longuíssima distância então cortar meta em primeiro e com um excelente ainda é mais extraordinário. Penso que Hélder Ornelas tem potencial para fazer coisas muito bonitas para ainda aumentar mais o prestígio do atletismo de longa distância luso.

A propósito este feito de H. Ornelas faz-me recordar nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, quando Emil Zápotek, alcunhada de “locomotiva humana”, depois de ter ganho as provas de 5 000 metros e 10 000 metros, e verificando que a sua mulher, Dana Zátopková, estava empatada com ele nesses Olimpiadas em medalhas de ouro (inclusive a que ela ganhara na lançamento do dardo ocorrera uma hora depois da vitória do marido nos 5 000 metros.), resolveu tentar desempatar esse número, à última da hora resolver participar (embora cansado) na prova rainha, a Maratona. Refira-se que Zápotek nunca correra nenhuma Maratona na vida nem previamente realizara qualquer preparação nesse âmbito.

Como leigo que era nesta prova resolveu pedir um conselho ao atleta então de maior supremacia nessa distância na altura, o argelino-francês Alan Mimoun. Este disse-lhe apenas que o tentasse seguir o mais possível.

A prova iniciou-se e Zápotek seguiu as indicações de Mimoun e a certa altura já os dois se encontravam isolados na cabeça da corrida. Zápotek, denotando o ritmo era lento demais para ele resolveu ir-se embora e ganhou a Maratona, acumulando a terceira medalha de Ouro. Quase inverosímil!

Mas Mimoun ‘vingar-se-ia’ nas Olimpíadas seguintes, em 1956 em Melbourne (Austrália), quando com 35 anos anos de idade, cortou a meta na dianteira logo seguido de Zátopek. Seguiu-se um forte abraço entre os dois ‘rivais’ e amigos que Mimoun recorda como ainda mais emocionante que a própria vitória. Recorde-se que nessa manhã Mimoun tinha sido pai pela primeira vez. Zátopek e Dana, esses, nunca tiveram filhos.

Zátopek afirmou um dia que trocaria todas as medalhas que ganhara ( e eram centenas delas, grande parte de ouro) por um único filho(a)!



Comments:
Não sabia que ele tinha nascido em Angola.
Fantástico!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats