domingo, dezembro 04, 2005

Gastar dinheiro em estudos incongruentes!!

"Quase 30% dos empregos são conseguidos por 'cunhas'

O recurso aos contactos pessoais é a segunda forma mais utilizada em Portugal para se obter um emprego.
Dados solicitados pelo 'Jornal de Negócios' ao Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que 28% dos 5,1 milhões de empregos existentes actualmente em Portugal foram conseguidos 'por intermédio de pessoas conhecidas'.
Estes números mostram ainda que só desde há um ano é que a 'cunha' no sentido lato do termo, deixou de ser o método mais eficaz para se encontrar um emprego, sendo ultrapassada (por pouco, diga-se) pelas diligências dos empregadores na procura de funcionários. "

Fonte: Agência Financeira. Topei esta notícia numa visita à LUA

Meus breves comentários:

Este notícia é deveras engraçada.
Primeiro como se fosse possível aferir com um razoável grau de precisão este aspecto. Depois essa de determinar que desde há um ano (!!) que as "diligências dos empregadores na procura de funcionários" passaram a ser o método mais usado na selecção para os empregos é bem caricato. Talvez essas diligências se refiram a cunhas de feição mais tecnológica, com recurso ao telemóvel, quicá.
Todos nós sabemos (feliz ou infelizmente) que só no Estado e sobretudo na Administração Local essa taxa nunca é inferior a 90%. E depois depende do tipo de cunha que se tratar

Se o INE dedicasse o seu tempo a estudar aspectos mas importantes que infelizmente ainda não foram alvo do estudo necessário, era bem mais proveitoso!

Cuidado, que agora vou exprimir uma das verdades mais TABUS em Portugal:
" O factor mais nocivo à Função Pública é desde logo, e o principal de todos, a selecção dos funcionários. O 'cancro´ começa aí e jamais terá cura se não se cortar o mal pela raíz. Regra geral são escolhidos os piores dos piores. Os que não conseguem trabalho em mais lado nenhum e depois vê-se o nível e a qualidade da produtividade da Função Pública em Portugal! Basta irem aqui ao lado em Espanha e observem as diferenças nos critérios dos concursos Públicos.
Oh! Pois claro! Esqueci-me que Portugal é mais desenvolvido que Espanha! Pois claro!
Mas nisso somos todos, nem que seja um bcadinho, culpados.

p.s no parágafo anterior claro que não me refiro a certas profissões como a generalidade do professores, médicos, enfermeiros e afins do sector Público, onde aí os concursos assumem critérios bem mais rigorosos


Comments:
Nao vivessemos nos num pais de corrupcao e de favores.
 
Mas "justiça" seja feita, não é só na função pública.
Já recusaram - eu ouvi, ninguém me disse - o meu currículo (recusaram = não envie o seu currículo porque não vou olhá-lo de jeito algum) por não me conhecerem. Foi em Portugal e não houve chance de falar sobre mim...apenas isto, estranhíssimo...mas foi assim!

E desculpe-me se não digo o nome porque entre eu e "a empresa" muito provavelmente, serei acusada de mentirosa, não tenho dúvida! Mas meu depoimento é numa boa, faz muito tempo e também há muito encaro como um facto bizarro. :)
Gostei do blog! :)
 
É verdade que em Portugal as cunhas são como a face da moeda.
É ir a qualque concurso e esperar que a sorte bata à porta.
Este é o meu depoimento sobre este assunto.
Pedro
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats