sábado, dezembro 03, 2005

O Mundo contado em selos...

Em princípios de 1845, então com 39 anos de idade, Hans Christian Andersen, o escritor que em breves linhas altera profundamente o estado o espíritode qualquer leitor, escreveu uma pequena história sobre um anjo. Ele que costumava dizer que entre nós deambulam uma imensidão de anjos. Ora bem, parece que encontrei numa sua compatriota (e também sua admiradora) um desses possíveis anjos, a senhora Ann Mette Heindorff. Ann Heindorff tem desenvolvido desde há bastantes anos o Portal Heindorffhus, em alusão ao seu apelido, e onde se alojam diversos websites da sua autoria, sobre temas como o Património Universal da Unesco, a História Universal da Arte e seus artistas ou a biografia do próprio Hans Christian Anderson, com muitas das suas histórias incluídas [, ou a história dos Vikings - act. 12/3/007].


Mas a particularidade dos websites deste Portal, e que no total de páginas se aproximará do milhar [dois milhares - act. 12/03/007], é que as ilustrações são realizadas sobretudo com base em selos. E são milhares deles! Ann Heindorff é uma filatelista de longa data que possui um elevadíssimo acervo e não se limita a guardá-los, utiliza-os para expor de uma forma didáctica e pedagogicamente admirável as temáticas antes mencionadas. O texto das suas páginas on-line são pois complementadas com fotos de selos, fotografias, imagens, quadros, etc.

No que concerne ao Património Universal da Humanidade na actualidade 812 lugares/edifícios/monumentos possuem esse estatuto (628 de índole cultural, 160 de índole natural e 24 uma mescla de ambos) distribuídos por 137 países do Mundo, sendo que doze situam-se em Portugal e a Espanha detém trinta e oito. Recorde-se as últimas inclusões processaram-se em Julho deste ano, onde se incluíu o Centro Histórico de Macau, onde a maioria dos edifícios foram construídos por portugueses (dos quais se destacam as Ruínas de São Paulo, a Fortaleza do Monte, o Farol da Guia, o Teatro D. Pedro V ou o Quartel dos Mouros).


Ann Heindorff, tem vindo a realizar um website com selos alusivos a cerca de duas centenas [oito centenas - actul. em 12/3/007 ] de lugares/monumentos que são Património Mundial pela Unesco. O resultado final é deveras interessante pois ela não se limita a apresentar os selos respectivos, mas realiza um enquadramento histórico dos lugares, bem como parte de pormenores dos selos para enriquecer essa exposição histórico-cultural (veja-se, por exemplo, o caso Centro Histórico do Porto ou do Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém)


Uma outra temática que Ann Heindorff devota um website de grande dimensão é à História da Arte, onde descreve pormenorizadamente cada estilo de arte desde a Arte Rupreste, passando pelo Gótico até meados dos séculos 20 com a Art Deco ou o movimento Bauhaus. Apresenta neste âmbito também a biografia de mais de uma centena de pintores, arquitectos, escultores e até de escritores (inclusive o nosso Luís de Camões) . O mais admirável é que ela recorre a selos das mais diversas proveniências do mundo.


Um trabalho notável a todos os níveis!


Comments:
Belíssima descoberta! Já recomendei a interessados.
Abraço.
 
Parabéns, Vilarinho. Um excelente site.
 
Hi,

I’m new to the forum and just saying hello.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats