quarta-feira, dezembro 14, 2005

outras paisagens captadas com outros olhos...

Tal como o Mayflower que aportou em 1620 na costa norte-americana em Massachusetts foi pioneiro na leva de emigrantes para os Estados Unidos, cerca de três séculos depois, em 1908, o navio japonês Kasato Maru que aportou em Santos foi o percursor no transporte de japoneses que se iam estabelecer no Brasil. Em concreto, nesse viagem iam a bordo 786 pessoas.

Entre essa data e o início da Segunda Guerra Mundial a emigração do Japão para Brasil foi bastante pronunciada, rondando os 210 mil indivíduos. A um período de interregno durante a Guerra seguiu-se nova imigração, desta vez em menor volume. Contabilizam-se assim desde 1908 até hoje cerca de 270 mil japoneses que emigraram para o Brasil. Na actualidade infere-se em cerca de 850 mil indivíduos a comunidade nipo-brasileira, entre a 1ª e a 4ª gerações.

A partir do final da década de 70 verificou-se o oposto. Muitos brasileiros com ascendência japonesa emigraram por sua vez para o Japão, atingindo-se o pico dessa emigração na década de 90 com mais de 200 mil a entrar no Brasil nessa dezena de anos. Actualmente a comunidade brasileira (com ascendência japonesa denominados comummente de “dekasegis”) no Japão é de perto de 290 mil indivíduos. E ainda existem outros brasileiros imigrados sem essa ascendência étnica.

Há cerca de um ano atrás pude observar um blogue (PhotoSushi) onde um brasileiro de ascendência japonesa, Elvis (de Assis) Hoshida (sensivelmente da minha idade), expõe o seu trabalho fotográfico. Este trabalho é dividido com a gerência de um bar em terras nipónicas. E. Hoshida apresenta no seu blogue um portfólio de fotos de singular beleza e qualidade e que revelam uma profunda sensibilidade do autor. São fotos que focam essencialmente o Japão, mas outros lugares e paisagens como da Itália ou do Brasil têm sido também captadas de modo exemplar pela lente de E. Hoshida. A ver pausadamente.
A foto superior é igualmente de E. Hoshida.



Comments:
Preciso "olhar" Hoshida com mais calma, ele tem um "q" impressionista na 1a imagem. Lindo!
Gostei! E a explicação é óptima. Sabes que há denominações criadas pelos japoneses - pela colônia - aqui, em função das gerações que vêem se sucedendo.
"nissei"- brasileiro, filho/a de japoneses;"sansei" - brasileiro, neto/a de japoneses, sei muito pouco...
Mas há um facto curioso. Ainda - até ano passado estava - é vivo e vive no Brasil um kamikaze que teria se arrependido na hora "H" e por vergonha - a coragem para este povo tinha um peso imenso - ele imigrou para cá, incrível!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats