quarta-feira, janeiro 11, 2006

Corno do Bico – um éden minhoto (ainda) relativamente bem escondido!

“Paredes de Coura” evoca-nos desde logo o famoso festival de música (que ainda este ano pude assistir a grupos como os Arcade Fire, Pixies e QOTSA na agradável companhia, entre outros, do Alexandre, da Carla e do Rafael) mas existem muitos outros motivos de profundo orgulho para o concelho. Um dos mais relevantes é, indubitavelmente, a Área de Paisagem Protegida do Corno do Bico (APPCB), instituída em 1999, que se localiza no sudoeste do concelho de P. de Coura, e que abrange cerca 1/6 ( 22 Km2) da dimensão total deste. Uma área de infindas belezas naturais e de uma esplêndida diversidade de fauna e flora. Senão, vejamos:

- no que concerne à flora destacam-se os bosques de carvalho-roble (segundo o ICN são "provavelmente, os melhores exemplos do Alto Minho") e carvalho-alvarinho e negral, mas também está presente o vidoeiro, bétula, freixo, salgueiro, azevinho (o símbolo desta área de paisagem protegida), pascoela ou até a orvalhinha (plantas carnívora);

- relativamente às espécies animais a diversidade não fica atrás: lobo e águia real (crê-se desaparecidos na actualidade), corço, javali, coruja do mato, toupeira de água, picanço, lontra, tritão palmado, truta, lagarto-de-água, víbora de seoane, chapim real, guarda-rios, etc.

E não convém esquecer o património e a singular cultura legada pela remota coexistência humana nestas paragens em pequenas aldeias e lugarejos deveras rústicos, onde os costumes e tradições continuam bem pujantes, bem como práticas agrícolas ainda relativamente tradicionais em exemplar harmonia com o meio natural num "mosaico de campos de cultura, lameiros, linhas de água", antigos moinhos, matas e bosques.
A APPCB é uma área essencialmente montanhosa, de essência granítica, com numerosos bosques (alguns autênticos santuários naturais) que atinge a sua cota máxima no Corno do Bico (833m), onde um belo miradouro nos oferece uma sublime paisagem para os vales abertos dos rios: Coura, Vez e Lima.
A APPPCB é ainda um Sítio Classificado da Rede Europeia NATURA 2000.

Ora este Domingo (08/01/2006) fui com cinco companheiros (o Fernando [caribú], o Daniel Cepa, o Jorge [sherpa], a Elsa e o Rui Monteiro) oriundos da Apúlia e de Guimarães, fazer uma caminhada por esta sempre surpreendente Área de Paisagem Protegida do Corno do Bico, inclusivo passando pelo seu topo a 883 metros. Revelou-se para todos nós uma memorável ‘exploração’ por este formoso templo da mãe natura.
Aqui ficam algumas fotos que captei. Podem ser visualizadas mais fotos desta caminhada no 1 Minuto Extra (minhas) e no blogue do Daniel Cepa (79 fotos) e do website do Jorge [sherpa] (45 fotos). Espero que apreciem tanto como nós o fizemos/fazemos.

(clicar nas fotos para ampliar)

Vista magnífica do Miradouro do Corno do Bico (870 metros), momentos depois do encontro com um grupo de montanhistas galegos (Club Peña Trevinca Montañeiros de Galicia e do Club Montañeros Celtas)











O posto de vigia no cume do Corno do Bico (883 metros)



p.s. alguns factos e dados mais estatísticos do texto foram retirados do Plano de Intervenção no Corno do Bico - 2002

Comments:
Pelo interesse e beleza das fotos e demais informação, tomei a liberdade de fazer referência a esta posta no Ondas. Obrigado. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)
 
fico lisonjeado pois sempre tive muita consideração pelo blogue Ondas (eu e muita gente mais). As fotos do "1 Minuto extra" e as Daniel Cepa e do Jorge (sherpa) penso que serão mais ilustrativas do passeio. abr.
 
Vilarinho, grandes fotos e muito deslumbrantes.
Ali o homem ainda "pouco tocou" para já... Um minho como sempre sonhamos e desejamos. Como é lindo o minho, com a sua natureza e jardim celeste, com àguas limpidas e serenas. Uma bela sugestão para um passeio de fim de semana.
Abraço pedrogond.blogspot.com
 
Oi Vilarinho!
De facto, a Paisagem Protegida do Corno do Bico é um pequeno oasis que resistiu até aos dias de hoje, no meio do desordenamento territorial que caracteriza o Minho...
Conta, na verdade, com importantes valores faunisticos, protegidos por um interessante bosque caducifólio de carvalhos.
Infelizmente constata-se na actualidade o desaparecimento dos super-predadores supra-citados...
A alcateia que até há poucos anos dominava a área da Serra de Arga (incluindo a zona do Corno do Bico), foi separada por completo da população-mãe da serra da Peneda-Soajo pela A3 e acabou por desaparecer...
No que diz respeito à águia-real, o cenário é, ainda, mais triste... Pode dizer-se que a espécie está virtualmente extinta em todo o Minho, sobrevivendo apenas um indivíduo solitário no limite ocidental do PNPG.
Idependentemente disto este é, de facto, um sítio fantástico para uma caminhada tranquila!
 
tens razão, lobos e sobretudo águias são uma miragem no Minho. Há sempre pessoal que diz que já viu um águia aqui e ali, e que afinal há mais do que se pensa ; que também há no Minho lobos fora da peneda-geres. Mas aí as provas tb têm sido uma miragem, embora meio por milagre animais que se pensa desaparecidos ou mesmo em vias disso descobre-se uma ou outra espêcime em Portugal.
estes animais, que já foram relativamente comuns na área do Corno do Bico, são sempre um forte ponto de atracção e tb em face disso entendi mencioná-los na lista. mas vou adicionar uma nota alusiva.
 
Boa Tarde Caro Fernando,

Parabéns pelo Blog, retribuo a simpatia e folgo em saber que a cultura o ambiente e e respectiva preservação do referido património, isentas de fanatismos e extremismos, são uma preocupação sua.
É verdade lindo esse recanto Minhoto.

Um abraço.
 
Caros amigos, sou morador nas encostas deste santuario natural e posso revelar-vos em primeira mão que há novamente uma alcateia instalada na zona. Corre até o boato que terá sido vista uma femea com crias. Vai uma uma "bttada" na zona um dia destes?? MSN-icon@oninet.pt
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats