domingo, janeiro 29, 2006

Frio, neve, gelo e ventania em competição na Serra da Estrela.

Este fim-de-semana (dia 28 e 29) foi passado com o meu clube de montanhismo "Amigos da Montanha" na região que definitivamente se tornou lugar de visita obrigatória todos os invernos para os lusos, sobretudo agora que a mágica palavra "Neve" está mais que nunca na moda.
Não fomos bem para a Serra da Estrela para atirar bolas de neve uns aos outros, fazer ski ou "sku", ou tirar fotos junto à Torre, mas para realizar actividades de montanhismo/alpinismo.
Quatro respeitáveis anfitriões acompanharam-nos regularmente: o sr. frio, a menina neve, a dona ventania e o compadre gelo. Principalmente o primeiro que fez bem questão de marcar bem a rigor a sua presença a todo o momento.
As actividades centraram-se sobretudo na ascensão (e posterior descensão), em cordadas, de corredores (passagens íngremes entre maciços rochosos, cobertas de neve e gelo), alguns com nomes algo macabros (corredor do inferno, corredor da morte,...) mas que não soam nada estranhos aos mais rotineiros nestas lides.
Em breve contarei com maior pormenor no 'Notas Perdidas de um Montanheiro' as actividades aí realizadas. Apenas três fotos ilustrativas de algumas das actividades realizadas (clicar nas fotos para aumentar)



José Peixoto (nosso director técnico de alpinismo) no trecho final da ascensão ao Corredor do Inferno, numa altura em que a queda de neve tinha feito uma pausa.



Descida de uma das cordadas do Corredor da Morte. A queda de neve também marcava bem a sua presença.


Alguns dos nossos elementos mais capacitados na ascensão de cascatas de gelo.
Eu não me incluo no grupo dos praticantes (uma priveligiada minoria).

Comments:
É sem dúvida uma "actividade" mt interessante (alpinismo). Apesar de "ainda" não aprovar. Para já prefiro (somente) o montanhismo. Quiça um dia...aparece por esses sítios com nomes morbidos, na categoria de "alpinista".

Té jazz

http://umpardebotas.blogs.sapo.pt
 
Oi Fernando. Gosto muito do inverno, mas até para sentir frio eu preciso de limite rsrsrs.
Vi pela "SIC", mas não soube do Porto. Me impressionei com Évora...loucura.
Essas tuas imagens são ma-ra-vi-lho-sas.

A maior inveja - inveja boa - que tive de todos vocês neste fim de semana, foi o momento em que a neve caía...ai ai, sinceramente é mesmo para suspirar. Foi "um momento" lindo. :)
bye, bye.
 
...........a minha inveja é..........doentia....:)


b.e.i.j.o.
 
Agora, NÓS MEDIA tem um novo endereço. Mudamos para www.nosmedia.wordpress.com.

Faça-nos uma visita e conheça a nossa casa nova. Se pudesse mudar o link, agradecemos.

www.nosmedia.wordpress.com

Bons Posts

Silvino
 
e aqui o calor o calor o calor... passei aqui para dizer um olá fernando, porque o dial up não permite muita navegação...
 
Já por lá andei no meio da neve, mas à procura de vestígios de carnívoros. A neve tem o condão de maquilhar as paisagens mais agressivas com uma candura impossível.
 
Mas que blog tão interessante. Já assinei o feed :-)
Obrigada pela visita no Blog do Caminhos do Conhecimento.
Volte sempre!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats