sexta-feira, janeiro 20, 2006

Os três macacos de Nikko.

Xerxes não fora o primogénito do grande Dário da Pérsia (que por sinal até era de baixa estatura) mas desde cedo evidenciou qualidades tais que levaram seu pai a preterir os seus irmãos mais velhos à sucessão. Xerxes quando petiz era já o rei das diabruras (ele e o seu macaquinho de estimação que nunca o largava), mas quando chegava a hora de sofrer os respectivos castigos Xerxes expedia tais correctivos a um escravo ali à mão. Dário reparando que este hábito se trivializava desmesuradamante e que Xerxes deixara de ajuizar, de todo, a gravidade do Sofrimento, chamou-o um dia aos seus aposentos.
D- “Sabes que o teu macaco quebrou hoje uma estátua do divino Zoroastro? Terei de o castigar para não sermos nós, os mortais, castigados!”.
X- “Meu senhor, não podeis antes castigar um escravo? Demando-vos!”
D- “Sabes bem que não! Está escrita que só o animal… ou então o seu amo! Por isso…”
Dário retirou da lareira um ferro em brasa e dirigiu-o de presto em direcção ao macaco, que logo se aferrolhou, aterrado, a Xerxes. Este temendo que seu fiel comparsa não resistisse, ofertou-se ele, também terrificado, para sofrer inexorável punição. Seu pai não hesitou nem por um momento, abriu-lhe palma da mão e marcou-a para sempre com o ferro em brasa. Xerxes logo tombou inanimado no chão de pedra.
A partir desse momento sempre que Xerxes empunhava uma espada numa guerra, somente o roçagar do seu punho nas cicatrizes de sua mão, fazia-lhe sentir, bem no seu âmago, a extrema gravidade da dor e do bárbaro sofrimento.

Uns séculos mais tarde… o imperador Nero (que por acaso também tinha um dedicado macaquinho), ainda relativamente jovem, aprendeu que a sua verdadeira força no Coliseu romano era poder levantar o polegar na direcção do firmamento quando a turba reclamava que um gladiador/escravo fosse feito cadáver na enegrecida terra. Mais que mostrar magnanimidade, Nero pretendia pronunciar-se triunfador sobre a horda envolvente sem necessitar de recorrer a qualquer arma. Unicamente ao seu dedo, usando assim a sua arma mais poderosa: a sua inteligência (?)
Alguns patrícios diriam que era só magnanimidade, mas eu diria que era mesmo só vaidade!!

Para além de muitas mãos, de alguns escravos e do perene macaquinho, alguns pensarão: 'em que é que estas histórias realmente se entrelaçam?' A ajuizada resposta será dada por um substancial número de vós no próximo Domingo.

p.s.: bem que podeis procurar a primeira história que não a encontrareis em lado algum.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats