segunda-feira, março 20, 2006

Se o mundo fosse uma aldeia de 100 pessoas...

A 20 de Maio de 1990, uma Professora universitária, Donella Meadows, escrevia na sua habitual coluna semanal "The Global Citizen" no jornal "The Valley News", um artigo ("State of the Village Report") que viria a ser muito divulgado pelo mundo fora. Nesse artigo, Donella Meadows sabendo dirigir-se a um público generalista tentou apresentar um resumido quadro da situação sócio-humanitária no mundo, recorrendo a um modelo que fosse o mais compreensível possível. Reduziu então a população do mundo a uma aldeia de 100 pessoas ("Se o mundo fosse uma aldeia de 100 pessoas" - "If the world were a village of 100 people") e apresentou diversos indicadores demográficos, de saúde, culturas, etc. nesse âmbito.

Passado mais de década e meia esse modelo "Se o mundo fosse uma aldeia de 100 pessoas" continua a granjear muito sucesso. O busílis da questão é que em muitos casos os modelos que na actualidade circulam não apresentam os dados actualizados, em face da contínua mudança no mundo. O mais impressionante é observar, amiúde, pessoas com elevada instrução a confiar cegamente em dados bastante desactualizados.
Como tal dei-me ao trabalho de tentar actualizar os dados. Os valores que apresento terão alguma margem de erro pois baseiam-se em determinadas estatísticas (ONU, CIA, UNICEF, OMS,...) que por sua vez mesmo entre variam razoavelmente.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats