domingo, março 12, 2006

Uma vigorosa saudação a quem intenta ir sempre mais longe…

Primeira Editora Portuguesa de Manga - MangaLine Edições

Se o mercado luso de BD é já por isso limitado, então apostar num editora lusa específica de Manga (ou Mangá, como queiram) afigura-se quase ficção. Mas há quem tenha muito querer e muito quimera no seu espírito e acredite que esta ficção se possa tornar realidade. Este sonho materializou-se e chama-se MangaLine Edições, com sede em Coimbra.

Até aqui os portugueses leitores de Manga teriam de ler ou na Língua original (um restrito grupo de privilegiados) ou adquirir as edições espanholas, francesas, brasileiras, etc.. Apesar de tudo, editoras portuguesas como a Devir ou a Meribérica já lançaram uma ou outra Manga traduzida. Mas a questão da Língua tem afastado ao longo dos anos muito potenciais leitores.

Criar uma editora específica de Manga em Portugal foi tarefa que ninguém ousou arriscar até hoje, por diversas razões: exiguidade de mercado, a implementação da Manga no mercado nacional até há cerca de uma década atrás era relativamente circunscrita, complexidade na negociação directa com as editoras Japonesas, etc. Este último aspecto prende-se sobretudo com o facto de as editoras Japonesas utilizarem principalmente a Língua Japonesa nas negociações e de serem extremamente criteriosos relativamente às suas edições publicadas quer na sua, quer noutra Línguas. As edições noutras Línguas têm de ser rigorosamente iguais às iniciais: sentido de leitura original (do fim para o princípio do livro, em relação aos padrões ocidentais e da direita para a esquerda das pranchas), as cores, os desenhos, as dimensões, etc. Uma autêntica clonagem, com a excepção, é óbvio, da Língua usada. Deste modo muitas editoras são recusadas pelos Japoneses se se perspectivar que não cumprirão todos os critérios impostos. Aliás, é este sentido de reverência às edições originais (que não as desvirtua) que explica muito do crescente sucesso da Manga pelo mundo fora, onde esta já domina os mercados de muito países ocidentais, inclusive na emblemática França. Aliás a Manga tem sido responsável em muitos países pela revitalização do mercado bedéfilo

Inicialmente a editora foi designada por Naraneko, mas entendeu-se que uma parceria ibérica, para uma editora que dá os primeiros passos, seria mais proveitoso, sobretudo para facilitar a aquisição dos direitos. Assim foi estabelecido acordo com a editora espanhola Mangaline Ediciones e em face disto o nome inicial foi alterado. No entanto como sublinha Francisco Espiñeiro, um dos dois mentores do projecto (o outro é Bruno Pinto) "a MangaLine España efectua as negociações, mas as decisões sobre os títulos, formatos, traduções, distribuição e demais aspectos são todas da responsabilidade da MangaLine Portugal".

No Japão as edições a Manga são dirigidas a estratos etários de público específicos. Visto em Portugal serem os adolescentes e jovens, no momento, os maiores consumidores de Manga os dois primeiros títulos da MangaLine Edições foram dirigidas a estes públicos. São eles “Vampire Princess Miyu” e “My-Hime”, que foram lançados no decorrer da Anime Weekend Aveiro 2006 e já estão disponíveis em livrarias especializadas ou não, grandes superfícies, quiosques e afins de todo o país, bem como em lojas on-line (Centralcomics, Mundo Fantasma, Dr. Kartoon, BDmania, KingPinetc.).

“Vampire Princess Miyu” de Narumi Kakinouchi, uma fantasia romântica com vampiros, é uma série de 10 números, lançados mensalmente com um preço de 8€ por volume. “My-Hime” de Hajime Yatate, Noboru Kimura e Ken-Etsu Satô,, uma BD em ambiente escolar com uma forte componente fantástica, é bimestral, custa 7.5€ e será editado em 5 volumes. Ambas as edições mantêm o sentido de leitura original (do fim para o princípio do livro, em relação aos padrões ocidentais e da direita para a esquerda das pranchas), no formato 12x18cm e cerca de 200 páginas. Estão previsto mais dois ou três títulos durante 2006, e de futuro próximo já constarão igualmente obras de contornos mais eruditos e direccionadas a públicos de maior idade, inclusive alguns clássicos da Manga (que poderão ser: "Angel Sanctuary", "Berserk", "City Hunter", etc). Aliás, a escolha dos títulos é realizada após a auscultação do máximo dos potenciais leitores, bem como de especialistas na matéria.

Poderão ser consultadas informações relacionadas em :

MangaPT / Central Comics / Mundo Fantasma / O Gato Cósmico / Anime Portugal.net / AnimeKensei / AMCI / Clube Otaku / AnimePT / AnimePortugal.com /…


Comments:
não há interesse em publicar o 'Hikaru no Go'?
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats