sábado, junho 10, 2006

Aprender japonês em Portugal - Aprender português no Japão.

No que concerne aos estudos sobre o Japão e a Língua Japonesa funcionam anualmente diversos cursos de aprendizagem desta Língua e cultura, em diversas instituições:


A título de curiosidade na Universidade Portucalense também funcionou durante muitos anos um Centro de Estudos Japoneses.

No que respeita ao ensino da Língua Portuguesa no Japão, destacam-se na actualidade doze Universidades japonesas onde a Língua de Camões é ensinada. Existe uma tradição de colaboração estreita entre estas Universidades nipónicas e o Instituto Português do Oriente (IPOR) que representa o Instituto Camões na Ásia Oriental. O Centro Cultural Português (ICA/POR) do IPOR, situado junto da embaixada de Portugal em Tóquio, organiza periodicamente, e de há vários anos a esta parte, múltiplas actividades (artísticas, de formação científica e académica, de acompanhamento pedagógico, de divulgação de traduções e tradutores, de atribuição de bolsas de estudo em Macau e Portugal ou doação de materiais, concursos) dirigidas sobretudo a prestigiadas instituições universitárias (como as Universidades de Línguas Estrangeiras de Kyoto, Tóquio, Osaka, ou Sophia). Um exemplo é o concurso nacional de eloquência em português, de âmbito nacional, que tem lugar anualmente na Universidade de Kyoto, onde a formação (em parceria com a Faculdade de Letras de Lisboa) em Língua Portuguesa, possui certificação internacional. No próprio ICA/POR é ministrado um prestigiado curso de Língua Portuguesa, da sua responsabilidade.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats