segunda-feira, junho 05, 2006

Biombos de Nambam, do Japão, com visita guiada no Museu Nacional de Arte Antiga.

"Em 1543, os portugueses chegaram ao Japão. A importância e o impacto da chegada dos portugueses a este país ficou registada nos Biombos de Nambam hoje expostos no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e que se encontram incluídos entre as dez obras-primas deste museu. Hoje, a partir das 18.30 horas, este biombos serão objecto de uma visita guiada com abordagem critica por Maria Conceição Borges e Teresa Pacheco, Conservadoras do MNAA.

Biombos Nambam (clicar para ampliar)

A entrada no museu será gratuita e far-se-á pela porta principal, junto ao Jardim 9 de Abril.
Do cortejo de portugueses pintados num dos biombos destacam-se o capitão-mor da nau, resguardado por um guarda-sol, e os ricos mercadores com as suas sumptuosas vestes e adornos de ouro.

Esta é a a quinta visita de uma série de 10 que o MNAA decidiu organizar, todas as últimas quartas-feiras do mês, "com a finalidade de permitir aos diversos públicos uma visão imediata da importância histórica e da diversidade tipológica dos tesouros artísticos em exposição, de que se destaca um conjunto de 10 obras-primas que abrangem um arco cronológico que vai do séc. XIII ao séc. XVIII". À visita de hoje seguem-se, dia 28 de Junho , visitas ao Saleiro do Benim, dia 26 Julho ao centro de mesa Germain , dia 27 Setembro à pintura "São Leonardo", de Andrea Della Robbia , a 25 de Outubro às "Tentações de Santo Antão", de Bosch e dia 29 Novembro ao "Retrato de São Jerónimo", pintado por Dürer. "

Fonte : Jornal de Notícias - 30-05-06

Consultar folheto alusivo

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats