quarta-feira, junho 21, 2006

Cinemateca Portuguesa projecta “Verão Prematuro” de Yasujiro Ozu, dia 24 de Junho


No dia 24, às 22 horas, na Sala António Pina da Cinemateca Portuguesa é projectado “Verão Prematuro” (Bakushu) de Yasujiro Ozu, produzido em 1951. O filme conta no seu elenco, entre outros, com Chishu Ryu, Setsuko Hara, Ichiro Sugai. A duração é de 120 minutos e será legendado em francês.

“Embora a tradução literal do título seja “O Tempo da Colheita do Trigo”, BAKUSHU costuma ser designado na Europa por “Verão Prematuro”. Trata- se de um dos primeiros filmes da fase final de Ozu, do período da sua grande maturidade, com o seu vocabulário formal característico e o único tema que aborda neste período final: a família japonesa e da sua dissolução. Trata-se também de um dos seus filmes mais complexos e perfeitos, no qual Ozu quis “mostrar o ciclo da vida”, da infância à preparação para a morte.”1


Entretanto já foram projectados estes mês na Cinemateca:

Conto passar a apresentar regularmente (e de modo antecipado) os filmes japoneses que passam em salas portuguesas, quer em projecção regular, quer no âmbito de festivais, ciclos, na Cinemateca, etc.

1 Cinemateca Portuguesa
Foto

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats