segunda-feira, junho 12, 2006

Concerto de Ryuichi Sakamoto e Alva Noto, na Casa da Música, Porto, 11 de Junho de 2006. Apresentação de "Insen Project".

Ryuichi Sakamoto e Alva Noto (Carsten Nicolai) escolheram para início da sua segunda digressão mundial, relativa à apresentção em concerto de “Insen project", a Casa da Música, no Porto.

O regresso desta dupla a palcos portuenses, neste caso na admirável sala Guilhermina Suggia, foi muito bem acolhido, desde logo evidenciado pelo facto de uma semana antes todos os lugares disponíveis nesta sala (cerca de 1200) terem esgotado.

O jogo de Mundial de futebol entre Portugal e Brasil induziu que na noite de ontem os primeiros acordes apenas soassem alguns minutos depois das 23 horas, induzindo em instantâneo um silêncio total do público em sinal de reverência, e que naturalmente se prolongou ao longo concerto, apenas quebrado pelo efusivo bater de palmas no intervalo das 9 composições (incluindo os dois encores).

O dinâmico diálogo musical entre Sakamoto e Noto, corporalizado na paleta de espectros visuais da tela (LCD) de fundo, revelou-se sempre um intenso tonificante para o espírito e intelecção do público presente. Porventura ainda mais quando nos encontramos num lugar privilegiado da sala (no nosso caso, na quarta fila, ao centro). A escolha dos acordes de "Merry Christmas Mr. Lawrence" para o remake final foi muito apreciado pela audiência.

Um aspecto interessante era a média de idades do público. Arriscaria dizer que se situava pouco acima dos 30 anos, o que é sempre de destacar para um músico, como Sakamoto, com 54 anos de idade e perto de 30 de carreira. Outra nota é que o concerto fez parte das primeiras gravações para o novo DVD de Sakamoto.

A próxima actuação de Sakamoto e Noto será amanhã, dia 13 de Junho, no Coliseu dos Recreios.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats