sábado, junho 24, 2006

Empréstimo anual do Japão à China cifrou-se este ano em 515 milhões de euros, destinados à ajuda em projectos de desenvolvimento.

"Autoridades dos Governos chinês e japonês assinaram hoje um empréstimo de 74,798 bilhões de ienes (US$ 643 milhões) do Japão à China, informou hoje a agência estatal chinesa "Xinhua".

O vice-ministro de Relações Exteriores chinês, Wu Dawei, e o embaixador do Japão na China, Yuji Miyamoto, assinaram o acordo. Analistas esperam que o empréstimo melhore as tensas relações entre os dois países.

O dinheiro, de acordo com a "Xinhua", será usado em 10 projetos de ajuda ao desenvolvimento na China. A prioridade será ajudar setores como a proteção ambiental, o desenvolvimento de recursos humanos e a educação.

De acordo com a imprensa chinesa, os empréstimos do Japão à China registram uma tendência descendente desde 2000. Em 2005 foram 85,9 bilhões de ienes (US$ 769 milhões). O Governo japonês decidiu este mês descongelar a concessão de créditos em ienes à China, suspensa em março. De acordo com a imprensa chinesa, a reabertura dos empréstimos foi decidida numa recente reunião dos ministros de Relações Exteriores dos dois países em Doha (Catar). Um porta-voz da Embaixada japonesa declarou recentemente à Efe que o Japão nunca decidiu "congelar" os empréstimos.

As relações entre China e Japão não passam por seu melhor momento. A prospecção de gás natural em jazidas disputadas pelos dois países no Mar da China Oriental e as pretensões japonsesas de adquirir uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas têm sido pontos de atrito."

Fonte : Último Segundo - 23/06/007

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats