segunda-feira, junho 05, 2006

Gravuras que retratam o quotidiano japonês no fim do século XIX expostas na Galeria Municipal de Almada até 31 de Julho.

Mais de uma centena de gravuras que retratam o quotidiano japonês no fim do século XIX vão estar expostas a partir de quinta-feira na Galeria Municipal de Almada.

A mostra "O Armário Milagroso - Visões do Japão no final do século XIX através da gravura japonesa" reúne 103 obras de uma colecção particular, que reproduzem máscaras e vestuário de teatro, retratos de homens e mulheres, paisagens naturais em diferentes estações do ano. Entre os retratos contam-se os do homem guerreiro e os de mulheres em casas de férias, em passeios ou na tradicional cerimónia do chá.

Ana Isabel Ribeiro, directora da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea de Almada ao qual está agregada a Galeria Municipal, disse à Lusa que "cada gravura em si conta uma história" do Japão daquele período. A "autenticidade" dos trabalhos e as "cores intensas ou suaves" das figuras são, na sua opinião, motivos também de interesse.

A elaboração das gravuras japonesas pressupunha que um editor encomendasse os trabalhos a um artista que executava os desenhos, posteriormente reproduzidos, em várias cores, por um artesão gravador em blocos de madeira de cerejeira ou salgueiro. Os desenhos eram depois impressos, por um outro artífice, em papel humedecido sobre os blocos de madeira.

Esta arte milenar remonta aos séculos VIII e IX, tendo-se desenvolvido no Japão a partir do século XVII. No fim do século XIX entrou praticamente em declínio, ao ser substituída por outras técnicas de impressão e pela fotografia.

A exposição "O Armário Milagroso", cujo título é inspirado na expressão usada pelo escritor Wenceslau de Moraes (1854-1929) ao referir-se a um armário do seu escritório onde guardava estampas coloridas, vai estar patente até 31 de Julho.

Fontes:
Texto - Distrito Online - 26-05-06
Imagem

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats