segunda-feira, junho 12, 2006

“Insen Project” - Ryuichi Sakamoto e Alva Noto.

Texto alusivo a “Insen Project” de Ryuichi Sakamoto e Alva Noto, que consta do folheto do concerto da Casa da Música, dia 11 de Junho 2006.

"Insen é uma colaboração entre o artista visual/músico Carsten Nicolai (Alva Noto) e o compositor Ryuichi Sakamoto. O digital processing subtil e as instalações on-stage de tela LCD de Nicolai contrabalança e manipula o frasear elegante de Sakamoto, criando diálogos vividos entre melodia, ritmo e textura. Insen demonstra a aspiração dos artistas de explorar a ideia da música electrónica como inspiração para novas estruturas musicais.

Nas suas carreiras ambos os artistas continuam a cruzar formas tradicionais de expressão artística com os limites da música. A partir do final da década 70 Sakamoto aperfeiçoou uma linguagem musical na qual o romantismo do ocidente foi misturado com influências de música clássica asiática e outras texturas globais. «quero derrubar os muros ou fronteiras entre géneros, categorias ou culturas. Em vez de construir muros ou fronteiras estou sempre a tentar combinar coisas diferentes,» afirma. O trabalho de Sakamoto explorou uma grande escala de estilos e formas: o trio techno-pop Yellow Magic Orchestra, bandas sonoras para filmes e peças de piano solo para a ópera multimédia Life, que estreou em 1999 no Japão. As imagens de Nicolai agarram através da elegância, simplicidade e tecnicismo cool. O trabalho do produtor alemão encontra-se nos limites da música e da prática da arte visual, usando a metodologia de um cientista. Os trabalhos audiovisuais exploram o processo generativo da natureza e das experiências com luz, som, espaço e tempo. No trabalho criativo a maneira do artista se aproximar, lembra um precisa experiência de laboratório, ainda que os trabalhos apelem directamente aos sentidos, mas também ao intelecto.

A actual colaboração dos dois artistas é um diálogo contínuo entre piano e electrónica. Os álbuns Vrioon (2003) e Insen (2005) – aclamados pela crítica – e os espectáculos ao vivo, foram saudados pela importância central que têm para uma nova e vital direcção da música electrónica – é parte de um processo de reanimação e investigação que combina efeitos digitais com tentativas de destilar a herança do modernismo musical. Ao mesmo tempo o duo apresenta uma pesquisa altamente equilibrada na subtileza e refinamento do piano.

Explorando o temperamento inerente do piano, Nicolai e Sakamoto desempenham uma espécie de dissecação delicada da tonalidade do instrumento, enquanto o real-time processing de Nicolai gentilmente intervêm, unindo-se com o cromatismo refinado de Sakamoto, lembrando Eric Satie e o impressionismo francês.

Insen, como também Vrioon (do selo alemão Raster-Noton), a primeira colaboração do duo, é um conjunto de igualdade estrita. Vrioon foi gravada pelos artistas separadamente, sendo o resultado de quase dois anos de intercâmbio e criação musical. Na gravação da Insen, Nicolai trabalhou directamente com os sons de Sakamoto, desmontando-os em loops, usando micro-editing. Comprimindo ritmos rolantes com contrapontos melódicos e colocando-os em baixo das faixas do piano, o duo tentou de criar “uma nova base para a forma”. Ainda que Insen parece uma experiência complexa, as linhas claras do piano permanecem intactos. A versão gravada foi o resultado de alguns meses de pós produção delicada de Nicolai enquanto vivia na Vila Aurora do escritor alemão Lion Feuchtwanger, hoje uma fundação de arte em Los Angeles. Para Nicolai a gravação é “uma espécie de diálogo com pessoas que estão muito longe”. Os temas e os títulos referem-se directamente à estadia na Vila Aurora, aos tempos do dia, a atmosfera e aos eventos que ocorreram durante essa estadia. Até as cores do álbum contém associações com as emoções e a atmosfera do lugar. Somente a música “Berlim” foi gravado pelos dois artistas, em conjunto, no estúdio de Nicolai em Berlim.

O que torna o minimalismo meditativo de Insen tão irresistível é a articulação de opostos - digital contra acústico, a mistura de acordes deslumbrantes com o pulso electrónico inorgânico – e a final dissolução de impulsos discordantes."


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats