domingo, junho 04, 2006

Japão quer acabar com tradição do fato e gravata para melhorar o Ambiente!

O governo do Japão declarou guerra ao fato e gravata, não apenas no Japão, mas em toda a Ásia, onde pretende implantar uma inovadora iniciativa ambiental. A ministra do Ambiente japonesa, Yuriko Koike, lançou o segundo ano da campanha para que os executivos se vistam de modo mais informal e leve no verão, para reduzir o gasto com ar condicionado e a emissão de gases poluentes.

No ano passado, as imagens do primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, a chegar ao escritório sem fato ou gravata e com uma camisa de algodão, por fora das calças, correram o mundo. Este ano, vários ministros desfilaram em Omotesando Hills, o novo centro da moda de Tóquio, com roupa informal.

De acordo com números oficiais, no último verão, o Japão emitiu menos 460 mil toneladas de gases poluentes, o equivalente às emissões de um milhão de casas por mês. As compras de roupa também aumentaram, principalmente na secção masculina das lojas. Em 2005, as vendas cresceram pela primeira vez em nove anos.

«No início da campanha, prometi que refrescaria o planeta e a imagem dos homens japoneses e, ao mesmo tempo, aqueceria a economia japonesa, e acho que cumpri minha promessa», afirmou a ministra do Ambiente. A iniciativa deste ano chama-se «Cool Asia 2006». A ministra do Ambiente quer que os outros países do continente, a maioria com clima muito húmido e quente, sigam o exemplo do Japão, e se desfaçam das gravatas e dos fatos ao fazer negócios.

Outra iniciativa anti-poluição da ministra é a utilização de um «furoshiki», uma espécie de lenço grande que as mulheres podem usar como bolsa para levar as compras.Após mostrar como um lenço se transformar num meio seguro para carregar duas garrafas de vinho com a ajuda de vários nós, Koike destacou que assim haverá a redução do número de sacos de plástico. No ano passado, foram usados 30 biliões de sacos no Japão.

Fonte Portugal Diário - 31-05-006


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats