domingo, junho 04, 2006

Linhas orientadoras da filosofia Kyosei

"Kyosei: uma abordagem à responsabilidade social das empresas (RSE): como membros da sociedade, elas devem contribuir para o bem comum e a melhoria da comunidade. Podem agir criando riqueza, proporcionando bens e serviços de modo justo e eficiente, respeitando a dignidade das pessoas, promovendo o bem-estar individual e a harmonia social. A abordagem corresponde, consideravelmente, ao conceito japonês de viver e trabalhar conjuntamente em prol do bem comum, possibilitando que a cooperação e a prosperidade mútua coexistam com a concorrência saudável e justa. Uma demonstração notória do significado do kyosei reside na tese de Ryu- zabaro Kau, ex-presidente da Canon:

  1. O planeta enfrenta três grandes problemas. Primeiro: há um grande desequilíbrio nas relações comerciais entre países. Segundo: o desnível entre rendimentos de países pobres e ricos gera enormes espaços de pobreza chocante, grandes fluxos de refugiados, migrações ilegais e guerras civis e étnicas. Terceiro: ao ritmo a que a geração actual consome recursos, não é certo que o planeta escape à "ruína ambiental".
  2. As empresas globais podem atenuar estes problemas - através da melhoria ambiental, da redução da pobreza e da melhoria das condições de vida dos habitantes do planeta. Essas acções promovem um mundo mais pacífico e próspero. Mas são também uma condição de prosperidade empresarial: "Se a Terra não tiver futuro, as empresas globais também não o terão!"
  3. Através do kyosei, as empresas podem estabelecer relações harmoniosas com clientes, fornecedores, concorrentes, governos e ambiente natural. Assim podem promover a paz e o desenvolvimento, ao mesmo tempo que asseguram a sua própria prosperidade. Se for praticado por um grupo de empresas, o kyosei pode tornar- -se "uma poderosa força para a transformação social, política e económica".

A Canon colocou o kyosei no núcleo do seu credo e das suas práticas. Como consequência, adoptou um conjunto de estratégias e medidas que procuraram conciliar dois desígnios: a prosperidade económica da empresa e o contributo para a prosperidade mundial.

A orientação kyosei, juntamente com o respeito pela dignidade da pessoa humana, é uma das linhas fundadoras de The Caux Roundtable Principles for Business (www.cauxroundtable.org/). Estes princípios tiveram génese num grupo de executivos americanos, europeus e japoneses. Formado em 1986, em Caux (Suíça), visou melhorar as relações económicas e sociais entre as nações e contribuir para reduzir as ameaças à paz e à estabilidade mundiais. Os seus esforços culminaram, em 1994, na promulgação dos princípios designados Comportamento empresarial para um mundo melhor. Impregna-os a noção de que os negócios têm um papel importante na melhoria da vida dos clientes, dos empregados e dos accionistas, mediante a partilha da riqueza criada. Deles consta também a premissa segundo a qual os fornecedores e os concorrentes devem esperar que as empresas honrem os compromissos num espírito de honestidade e justiça.

Estes princípios pretendem ser fundamentos "para o diálogo e a acção dos líderes empresariais em todo o mundo". A lógica prevalecente é a de que, "sem valores morais, as relações de negócios estáveis e a comunidade mundial sustentável são impossíveis".

No cerne desta abordagem à RSE está um desígnio articulado por Kaku: "Muitas empresas acreditam que têm o dever moral de responder a problemas globais como a pobreza do Terceiro Mundo, a deterioração do ambiente natural e as intermináveis guerras comerciais. Mas poucas compreenderam verdadeiramente que a sua sobrevivência depende da resposta a esses desafios. É do interesse das mais poderosas empresas globais trabalhar para o progresso da paz e da prosperidade global."

Arménio Rego


Fonte: DN Online - 06/006


Comments:
Como posso obter maiores informações sobre o programa Kyosei, estou fazendo o meu TCC em qualidade e gostaria de incluir este tema.
Att,
Vilson A. Alves
valves2000@ig.com.br
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats