quinta-feira, junho 15, 2006

O "Toyotismo" que priveligia o grupo, a União!

Artigo de Miguel Pina e Cunha, no DN.

"Nos últimos anos, Jack Welch tem sido repetidamente apontado como o guru com quem melhor se pode aprender a arte da gestão. O seu trabalho à frente da GE justifica a atenção. Existem outros exemplos, todavia, com que se pode aprender diferentes lições. Um dos mais interessantes é certamente o da Toyota. A empresa japonesa tem tido um sucesso assinalável e continuado a nível internacional. Ainda recentemente o Wall Street Journal publicava uma reportagem de duas páginas sobre a abertura de uma nova fábrica em San Antonio, Texas, a apenas 450 quilómetros da fábrica de Arlington da GM. A batalha pelo mercado leva os nipónicos para o coração do Texas, onde vão fabricar a nova geração de pick-ups Tundra.

"Uma das lições mais interessantes do sucesso da Toyota refere-se ao facto de a empresa ter sido capaz de transplantar a sua cultura de kaizen, melhoria contínua, para os locais onde actua. O sucesso da Toyota assentou numa filosofia de gestão que tinha como faceta mais visível um novo sistema de produção, conhecido como lean production. As origens remotas do toyotismo podem ser remetidas para a reconstrução japonesa no pós-guerra. Nos anos 1950, Sakichi Toyoda visitou uma fábrica da Ford em Detroit. Esta visita permitiu ao Executivo japonês admirar as realizações do fordismo, mas também lhe permitiu identificar o que teria de ser feito de modo distinto no Japão.

O novo sistema de produção assentou num conjunto de inovações que resultaram num novo modelo produtivo, entretanto exportado para outros sectores de actividade, incluindo o hospitalar:

Resultado: um sistema organizacional em que todos são importantes e uma cultura de melhoria sem igual: "O que é interessante neste lugar é que eles nunca deixam de te fazer sentir importante", referia um trabalhador da NUMMI, uma joint-venture entre a Toyota e a GM, na Califórnia, talvez explicando o código não tão secreto do toyotismo. "

Fonte : Diário de Noticías - 13-06-2006

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats