terça-feira, junho 13, 2006

Opiniões na Imprensa sobre o concerto de Ruychi Sakamoto a e Alva Noto na Casa da Música, em 11 de Junho (I)

Joana Brandão
O Primeiro de Janeiro - 13-06-006

"Insen Project" serviu de ponto de partida ao concerto de Ryuichi Sakamoto e Alva Noto, na Casa da Música. De todas as idades, o público que esgotou a sala reagiu de forma distinta à mistura do piano com a electrónica e houve quem tivesse abandonado a sala antes do tempo.

O pianista e compositor japonês Ryuichi Sakamoto estreou-se na Casa da Música com Alva Noto (nome artístico do alemão Carsten Nicolai) e a lotação da sala Guilhermina Suggia esgotou-se rapidamente. Uma horas depois de Portugal ter vencido o primeiro jogo do Mundial contra Angola, os portuenses dirigiram-se à Casa da Música para conhecerem o Insen Project.

Ponto de partida da digressão mundial da dupla, este concerto surpreendeu os presentes que, a valer pelas reacções, não sabiam o que iam ver e ouvir. Os mais velhos deixaram-se induzir pelo nome de Ryuichi Sakamoto no cartaz, menosprezando o de Alva Noto que, aqui, faz toda a diferença. Já os mais novos, adeptos de novas sonoridades e experimentalismos aderiram e aplaudiram de pé o cruzamento musical entre os músicos, pioneiros em cada área.

Sem dirigir uma única palavra ao público presente, a dupla esteve em palco pouco mais de uma hora com direito a dois encores, mesmo que curtos. Ocupando as extremidades do palco, com uma tela rectangular a reproduzir as batidas de Alva Noto com luz, o músico manipulou directamente os sons do piano acústico do multi-instrumentalista Sakamoto. Envolto em incenso, que percorreu a sala, o pianista demonstrou versatilidade. Dois anos depois de «Vrioon», um projecto que tomou forma quando Alva Noto conheceu Sakamoto numa digressão pelo Japão, os músicos resolveram repetir a experiência com o Insen Project."


Um outra opinião no Correio na Manhã- 13-06-006

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats