terça-feira, junho 20, 2006

Samsung lança 1º Leitor de Blu-Ray no mercado mundial, a par de filmes desse formato da Sony Pictures, sua parceira estratégica.

O primeiro Leitor do formato de alta definição Blu-Ray, junto a filmes compatíveis com o padrão, será lançado dia 20 de Junho, cerca de três meses após o primeiro hardware com filmes do rival HD-DVD ter chegado ao mercado.

"O lançamento no dia 20 de junho do player BD-P1000, da Samsung, e de oito filmes do estúdio Sony Pictures Entertainment confirmarão a entrada do Blu-Ray no mercado de consumo doméstico e iniciará a guerra que deverá escolher apenas um dos formatos de alta definição.

Tanto o Blu-Ray como o HD-DVD são dois novos formatos ópticos que substituirão dos DVDs em filmes de alta resolução. O consórcio responsável pelo Blu-Ray conta com empresas como Sony, Panasonic e Samsung, enquanto as companhias por trás do rival HD-DVD incluem Toshiba, NEC e Intel.

Os primeiros oito filmes no formato Blu-ray incluirão "Como se Fosse a Primeira Vez", "O Quinto Elemento" e "O Exterminador do Futuro". Um nono filme, "Ultravioleta", será lançado simultaneamente com sua versão para DVD, no dia 27 de junho. Obras programadas para julho contam ainda com "Instinto Selvagem 2" e "Coração de Cavaleiro".

O anúncio da Samsung quebra a possibilidade do HD-DVD ainda reinar absoluto por mais três meses no mercado de alta definição, depois que a Sony, principal empresa do consórcio do Blu-Ray, adiou sem alarde o lançamento do seu player BDP-S1 para o meio de agosto.

Para consumidores procurando por um player de alta definição, um dos fatores mais decisivos para a escolha entre Blu-Ray e HD-DVD pode ser o número de filmes disponíveis para cada um deles. Atualmente, os grandes estúdios de Hollywood estão apoiando apenas um entre os dois formatos, o que indica que o mesmo filme não será fabricado em ambos os formatos.

Outro fator determinante será o preço. O tocador HD-XA1, da Toshiba, pode ser comprado por cerca de 500 dólares, enquanto o aparelho da Samsung que será lançado na próxima semana está listado no site de e-commerce Amazon.com por 1.000 dólares. Filmes em ambos os formatos custarão cerca de 20 dólares.

Alguns analistas da indústria esperam que o duelo de formatos cause um esfriamento no mercado, com os usuários esperando que o formato mais forte, assim como a guerra entre VHS e Betamax nos anos 80, seja escolhido para comprarem seu tocador.

Outra possibilidade é o chamado "Ultra Multi Drive", que pode reproduzir os dois formatos. Diversas companhias estão trabalhando em tais drives, que deverão chegar ao mercado até o final do ano ou em 2007. Se isto acontecer e tais aparelhos se popularizarem, usuários poderão comprar o equipamento sem se preocupar com os filmes disponíveis para o formato."

Fontes:
Texto - IDG Now - 16-06-006
Foto


COMPARAR FORMATOS : CD - DVD- HD DVD - BLU RAY


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats