domingo, julho 02, 2006

Economia Japonesa respira boa saúde.

“Os dados revelados pelo Governo japonês sobre a considerável queda do desemprego e o aumento dos preços em Maio confirmam as expectativas sobre o crescimento do consumo privado e o bom momento da economia.

Os dois relatórios, sobre a queda do desemprego e a alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), superaram todos os prognósticos, tudo o que o Governo precisava para ressaltar o bom andamento de sua estratégia económica.

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações informou que a taxa de desemprego no Japão caiu em Maio para 4,0%, seu menor nível nos últimos oito anos. Segundo o relatório governamental, no mês passado, 2,77 milhões de pessoas estavam sem emprego no Japão, ou seja, 300.000 a menos que no mesmo período de 2005. Já o número de pessoas com emprego subiu em 130.000, para 64,48 milhões de japoneses. Em relação ao ano anterior, a oferta de empregos subiu em Maio 8,4%. Segundo os analistas, esses dados refletem uma maior flexibilidade no mercado de trabalho e indicam uma elevação nos níveis de consumo privados, graças aos melhores salários.
(…)

Os dados apresentados pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações sobre o IPC de Maio alegraram muito os que acham que a deflação já está praticamente derrotada e que esperam que o Banco do Japão possa em breve elevar as taxas de juros.

Segundo esse relatório, o IPC em Maio, de 0,6%, experimentou seu maior crescimento em mais de oito anos. Nos últimos cinco anos, o Banco do Japão tem mantido uma política monetária de juros próximos a zero para combater a deflação galopante no país. Em Março deste ano, a entidade anunciou o fim desta chamada "política de dinheiro fácil" com juros quase nulos e fortes injeções de liquidez com vistas à superação da crise bancária iniciada na década passada. No entanto, a alta efetiva das taxas de juros vem sendo adiada para evitar a volatilidade nos mercados.”

Fonte : Último Segundo - 30-06-006


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats