sexta-feira, julho 14, 2006

Exposição "Japão - Religião e Tradições", em Castelo de Vide, de 29 de Julho a 20 de Agosto

O Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide organiza nas suas instalações, entre 29 de Julho e 20 de Agosto a exposição "Japão - Religião e Tradições", que será complementada por duas conferências (11 e 13 de Agosto).

Esta exposição, inspirada nas comemorações do V Centenário do Nascimento de São Francisco Xavier, é composta por réplicas dos biombos Namban do séc. XVI, bonecos japoneses talismânicos do Museu do Brinquedo em Sintra, e ainda por 16 painéis da exposição "Arte e Espiritualidade", inicialmente patente ao público na Cordoaria Nacional.

São Francisco Xavier, co-fundador da Ordem dos Jesuítas, , foi Apóstolo da Fé pelo Reino de Portugal. Este Apóstolo das Índias, desembarcou em 15 de Agosto de 1549, na cidade de Kagoshima, e viveu em terras nipónicas durante cerca de 2 anos e meio, até 1551, vindo a falecer no ano seguinte, numa ilha ao largo da China.

O Prof. E. Kol de Carvalho, orador numa das conferências, escreveu que “no século XVI, São Francisco Xavier fez disparar o entendimento luso-nipónico, ao abraçar o povo japonês. S. Francisco Xavier ditou as leis fundamentais da interculturalidade entre os dois povos”.


Biombo Nambam - "Chegada dos Portugueses ao Japão - 1543"
(clicar para ampliar)


Dia 13 de Agosto, pelas 18h00, decorrerá uma visita guiada pela Dra. Helena Castro, Conservadora benévola da Colecção Japonesas do Museu do Brinquedo de Sintra, relativamente às particularidades históricas e culturais dos bonecos japoneses talismânicos da exposição.

A inauguração da exposição será dia 29 de Julho pelas 14 horas. O horário de funcionamento é das 09h00 às 17h30 e a entrada é livre. A Comissária da Exposição é a Dra. Adélia da Fonseca-Riès ( adafonsecaries[arroba]yahoo.fr)

As Conferências que se realizam igualmente no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide são:


Para mais informações, contactar:
Email : sociocultural.cmcv[arroba]gmail.com
Tel: 245 901 350 | Fax: 245 905 154

Fonte da imagem : MNAA


Actualização: São Francisco Xavier homenageado em Castelo de Vide.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats