sexta-feira, julho 14, 2006

Mais informações sobre o "Festival do Japão", em São Paulo, que espera mais de 200 mil visitantes durante 4 dias.

Considerado um dos maiores eventos da cultura japonesa no mundo o “9º Festival do Japão” começa neste fim de semana, com apresentações musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária e exposições.

Como tradição, a cada ano o evento escolhe um tema principal, que é utilizado para criar, inspirar e desenvolver toda a festa, e desta vez será o “Matsuri” (Festival), que acontece geralmente no fim do verão ou no começo do Outono no Japão, quando se agradece a colheita e deseja-se prosperidade aos participantes.

A novidade deste ano é a extensão de mais um dia. Pela primeira vez, a festa acontece em dois fins de semana: 15, 16, 22 e 23 de Julho. A cerimônia de abertura está prevista para acontecer às 10 horas, deste sábado.

Osamu Matsuo, presidente da Federação das Associações de províncias do Japão no Brasil (Kenren), que organiza o festival, referiu que o evento é uma oportunidade de unir a comunidade nipo-brasileira com outras nacionalidades. “Esse festival tem o objetivo de divulgar a cultura japonesa, pois a cada dia irão trabalhar 42 províncias e cada uma deve estar participando com cerca de 50 pessoas, ou seja, milhares de pessoas estarão no evento para mostrar a comida oriental e a cultura.”

Segundo as expectativas dos organizadores, com o aumento de dias é esperado também um número maior de participantes que as edições anteriores, totalizando um público de cerca de 200 mil pessoas. “A idéia é que compareçam até 70 mil pessoas em cada dia.

O “Festival do Japão” traz várias atividades simultâneas, dentre os destaques estão as apresentações de grupos de danças e músicas folclóricas japonesas como Yosakoi Soran, Tanabata Odori e Hyogo Ondo. Charme, beleza e simpatia também será apresentada no palco principal, com o “4º Concurso Miss Festival do Japão”, na qual 32 nikkeis vestidas com yukata (quimono de verão) disputam o título.

Além disso, a área de “Artes Marciais” abrigará demonstrações de senseis (mestres) e alunos de 17 escolas de kendô, karatê, aikidô, naguinata, kenjutsu e sumô, e também palestras gratuitas e abertas ao público. Para a diversão da criançada, um espaço infantil funcionará gratuitamente, nos quatro dias do evento, com oficinas de pintura ou origami e narração de contos e lendas japonesas.

Outras atrações como cerimônia do chá, workshop de caligrafia (shodô) e até apresentações de ioiô com os campeões Rodrigo Yokota e Rafael Matsunaga, também estão programadas.

Fontes:
Texto - São Paulo - Shimbun - 13-07-006
Foto

Ver ainda "Dez motivos para curtir o animado Festival do Japão"


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats