terça-feira, julho 18, 2006

O Japão planeia dispor de previsões meteorológicas a 30 anos, com recurso ao "Earth Simulator"

O Japão planeia dispor de previsões meteorológicas a 30 anos capazes de antecipar tufões, tempestades, nevões, secas e outras inclemências do tempo, com a ajuda do supercomputador "Earth Simulator" .

O projecto, com início marcado para o próximo ano, assenta nos poderes de um dos supercomputadores mais rápidos do mundo ( o "Earth Simulator") e resulta do esforço de investigação desenvolvido pelo Ministério da Ciência japonês para detectar tendências de aquecimento global nos próximos 300 anos.

Através do supercomputador "Earth Simulator", instalado num edifício do tamanho de um hangar em Yokohama, a sul de Tóquio, o Ministério da Ciência do Japão espera calcular padrões a longo prazo da interacção da pressão atmosférica com as temperaturas do ar, as correntes oceânicas e as temperaturas do mar, segundo Tomonori Otake, do departamento de ambiente do ministério.

Os resultados ajudarão a estabelecer as rotas previsíveis dos tufões e a identificar alvos recorrentes de chuvas torrenciais, nevões, ondas altas, ventos fortes, calor intenso ou secas prolongadas. Este tipo de previsões antecipadas permitiria ao governo a atribuir dinheiro e recursos a áreas de catástrofes antes delas acontecerem de facto. "Poderemos ver que áreas estão em risco e começar a pensar nas contra-medidas a tomar", afirmou.

Não foi ainda estabelecido um orçamento final para o projecto, mas estima-se que poderá chegar aos 3 mil milhões de ienes (21 milhões de euros) por ano. O "Earthr Simulator", surgido em 2002, era o supercomputador mais rápido do mundo até 2004, quando o título lhe foi arrebatado pelo "Blue Gene" da IBM. Mesmo assim, este computador de 350 milhões de dólares ainda faz 35,6 triliões de cálculos por segundo. Como parte do projecto, o Japão poderá fazer previsões para todo o planeta, nomeadamente em áreas tão pequenas como 5 quilómetros quadrados."

Fonte : Ciência Hoje - 18-07-006
Imagens

Curioso é que segundo a WMO, a definição (geral) de Clima é "a sucessão
habitual de estados de tempo, num dado espaço terrestre, ao longo de um período de tempo, geralmente de 30 anos."

Clicar para aceder ao "The Earth Simulator Center"

Comments:
A conseguirem resultados crediveis seria um enorme avanço para u humanidade. Basta pensar nos milhares de vidas que poderias ser salvas com um tal sistema de previsões. Esperi sinceramente que resulte.
Um abraço
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats