segunda-feira, julho 17, 2006

Robôs NUVO : os primeiros robôs do mundo de efectivo uso doméstico.

A ZMP Inc. é uma das maiores empresas do mundo especializadas em robôs. O ano passado criou a linha de robôs Nuvo que são considerados os primeiros efectivos robôs de uso doméstico. Foram mesmo escolhidos como uma das melhores invenções de 2005 pela revista Time.

Estes pequenos robôs (com 39 cm e 2,5 Kg) conseguem falar, dançar, reproduzir música, reconhecem mais de 40 tipos de vozes de comando como "Nuvo, cumprimenta a senhora" , "Nuvo, tira-me uma fotografia" (tiram fotografias com a sua lente ciclópica instalada na cabeça), etc. Devido às suas sofisticadas articulações a sua capacidade de locomoção, gestual e de movimentos com o "corpo" é muito ampla e diversificada. Por este facto têm tido muito sucesso nomeadamente junto do público infantil, e tem sido igualmente usado, com relativo sucesso, no apoio terapêutico a crianças e adultos com deficiências ou distúrbios mentais.

Pode ser visto no You Tube um razoável vídeo demonstrativo da sua capacidade de locomoção e fexibilidade. Existe uma gama diversificada de robôs Nuvo ao nível do aspecto visual.

No passado dia 11 de Julho a ZIMP inc. apresentou dois novos modelos na gama Nuvo: o Walk e o Wheel. Este últimos robôs são apostam sobretudo numa componente educativa. A ZIMP oferece múltiplos exemplares de estes robôs a institutos e universidades para estudos e pesquisas avançadas nesta área, numa perspectiva de cooperação e de sustentadas parcerias.

As oportunidades de mercado para estas empresas especializadas cresceram desde que em inícios deste ano a Sony colocou em "hibernação" o seu programa de desenvolvimento de robôs, nomeadamente do promissor Qrio.

Fonte da imagem

Ver ainda :
Robô Choromet da AIST.
Robôs nos Hospitais

Comments:
Fui ver os artigos e fiquei assustado com o preço.
um abraço
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats