quarta-feira, agosto 16, 2006

Especialistas vêem impasse na guerra de DVDs de Alta Definição (Blu-ray da Sony versus HD DVD da Toshiba)

A batalha entre os dois alardeados formatos para DVDs de Alta Definição confundirá os consumidores e fará com que muitos rejeitem de vez esse tipo de tecnologia, previu uma empresa de pesquisa sediada em Londres na sexta-feira.

A Screen Digest, empresa de pesquisa de mercado, previu também que apenas 11 bilhões de dólares, dos 39 bilhões de dólares projetados para o consumo de discos ópticos no mercado dos Estados Unidos, Europa e Japão em 2010, serão gerados pelos dois formatos concorrentes de DVDs de alta definição, o Blu-ray, apoiado pela Sony, e o HD DVD, promovido pela Toshiba .

"O resultado líquido da guerra de formatos e da publicidade que gerou será atenuar o apetite dos consumidores por toda a categoria de discos de alta definição", disse Ben Keen, analista da Screen Digest. O formato DVD explodiu e se tornou uma indústria multibilionária para estúdios de cinema e TV no mundo inteiro, em larga medida porque o formato era universal e oferecia método mais conveniente de assistir a filmes em casa do que o sistema antecessor, o vídeo VHS.

"Desta vez, ambos os formatos oferecem recursos semelhantes", disse Graham Sharpless, autor do relatório. Os novos formatos estão sendo introduzidos no momento em que as vendas de DVDs convencionais começam a se nivelar, depois que os consumidores formaram coleções de seus títulos prediletos a preços bastante favoráveis.

Grupos de venda de produtos eletrônicos como a Best Buy e a CompUSA estão frustrados pela guerra de formatos em curso, e temem que se transforme em mais um conflito que demorará uma década a se resolver, como aconteceu no caso da disputa entre os formatos VHS e Betamax de vídeo. Elas vêm prevendo uma temporada morna de festas de final de ano, e acreditam que os consumidores vão esperar até que um dos formatos saia vencedor.

A Screen Digest prevê que os dois formatos coexistirão até que uma solução combinada com bom custo/benefício seja desenvolvida, em lugar de considerar que um dos dois sairá vitorioso ou que ambos fracassarão e terminarão extintos."

Fonte: Reuters Brasil -11-08-006


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats