segunda-feira, agosto 21, 2006

Japão aposta forte na criação da Comunidade Económica do Leste Asiático e da Oceânia (3 biliões de hab.). Será rival da União Europeia e da NAFTA.

A Iniciativa Nikai (apelido do actual ministro da economia nipónica Toshihiro Nikai), proposta pelo Japão, pretende criar uma gigantesca comunidade económica de 16 países do leste asiático e da Oceânia (Japão; China, Coreia do Sul, Austrália, Índia, Nova Zelândia, e os dez países da ASEAN), que desde logo pretende, entre diversas medidas, suprimir as barreiras alfandegárias (Acordo de Comércio Livre) entre estes 16 países.

A comunidade de países asiáticos e da Oceânia (compreende cerca de 3 biliões de habitantes) pretende rivalizar com os outros blocos económicos, como a NAFTA (Estados Unidos, Canadá, México), a União Europeia (25 países), ou o Mercosul.

A iniciativa do Japão foi estrategicamente apresentada numa altura em que a ASEAN, em conjunto com a ASEAN extra 3 (Japão, China e Coreia do Sul), realiza a sua reunião anual. Para já o Japão já conta com o apoio da Austrália, Nova Zelândia, Índia e Malásia

O Japão ofereceu recentemente cerca de 16 milhões de contos para que se iniciassem efectivas reuniões de discussão desta proposta, entre os 16 países, e espera que em Março do próximo ano já possua um Acordo de Comércio Livre com a totalidade dos países da ASEAN.

Comments:
Oi Fernando!

Tudo muito bem..., pois é! Mas o que basicamente me preocupa, antes mesmo dessa iniciativa, é a China. Por tudo o que tenho lido já há algum tempo, os produtos brasileiros estão com bastante dificuldade em concorrer com os produtos chineses. Os baixos preços que eles oferecem são difíceis de alcançar quando um empresário (brasileiro) cumpre as obrigatoriedades legais com seus empregados. Sei que Portugal enfrentou ou ainda enfrenta o mesmo problema.

É impossível tanto aqui como aí conseguir mão de obra num custo quase escravo. Aí pergunto eu, se o comércio internacional continua aceitando essas condições, como ficamos?

bai
 
Oi Cris!

isso da mão-de-obra barata chinesa é questão de mais uns 10 anos apenas. mas tb devemos pensar se eles são 1/4 do mundo têm direito a mais que os 6% de riqueza do mundo que detêm agora. 1 em 4 cada pessoam que caminham na Terra é chinês. isso é marcante.

os países que mais receiam a China até são os asiáticos. Esta futura comunidade é uma duplo trunfo para eles. uma forma de os unir para serem mais fortes e tb de coagiram a China a ser parceira deles e não rival. e por outro lado o Japão, Austrália e outros têm falta de mão-de-obra.

bai-bai
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats