quarta-feira, agosto 02, 2006

Japão projecta base habitada na Lua, operacional em 2030.

"A Agência Espacial Japonesa (JAXA) planeia enviar astronautas para a Lua em 2020 com o objectivo de ali construir uma base habitada que estaria operacional em 2030, disse hoje um porta-voz. No âmbito do projecto, anunciado esta semana em Tóquio numa conferência internacional mas ainda sem orçamento conhecido, o Japão começará por lançar um satélite para a órbita da Lua já em 2007.

A essa primeira etapa seguir-se-á o envio para a Lua de uma nave não tripulada para proceder à recolha de amostras. Depois, em 2020, desembarcarão no satélite natural da Terra os astronautas que irão construir a estação durante os dez anos seguintes.

A JAXA já manifestou anteriormente a ambição de se instalar na Lua, tendo anunciado um plano que previa uma base habitada em 2025. "A exequibilidade do plano não é ainda clara nesta fase. Falta ainda obter o acordo do governo e do povo japonês, mas do ponto de vista tecnológico tudo será possível dentro de algumas décadas", referiu o porta-voz da JAXA, Satoki Kurokawa.

Os Estados Unidos estão já a preparar uma missão tripulada à Lua com lançamento previsto antes de 2015. A União Europeia tem um projecto lunar para 2020, enquanto que a China e a Índia olham também com interesse para o único satélite natural da Terra."

Fonte do texto e imagem : Ciência Hoje - 02-08-006


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats