quinta-feira, agosto 03, 2006

JAXA projecta ter avião supersónico (sucessor do Concorde) operacional em 2025.

“A Agência Aeronáutica e Espacial Japonesa (Jaxa) divulgou o projecto de construir até 2025 um avião supersónico (SST – Supersonic Transport) com perfomances muitos superiores às do Concorde, entretanto já retirado, especificando as etapas a seguir e atingir.

A Jaxa realizou, entretanto, um primeiro teste no deserto australiano, coroado de sucesso, e planeia de seguida fabricar um pequeno protótipo de pesquisa com ou sem piloto para apurar as suas tecnologias em 2012 ou 2013. O custo das investigações, a construção e o ensaio do protótipo sem piloto está avaliado em 20 mil milhões de ienes (136 milhões de euros), mais 50% no caso de um protótipo com piloto.

A Jaxa tem como meta apresentar em 2025 um aparelho de 300 lugares (a tripla lotação do Concorde) capaz de voar a velocidades entre o Mach 1,6 e Mach 2,0 (1,6 a 2 vezes a velocidade do som), com um raio de acção de quase 10 mil quilómetros (o dobro do Concorde) e um consumo de combustível uma vez e meia inferior à do Concorde. Neste avião uma viagem entre Tóquio e Nova Iorque seria realizado e apenas seis horas.

A agência nipónica pretende também conseguir uma redução importante do ruído na descolagem e na aterragem (atenuando para mais de metade a ressonância sónica) e emitir apenas ¼ dos gases atmosféricos do Concorde.

Segundo a Jaxa, tal aparelho necessitaria de uma colaboração internacional e, neste quadro, a construção prévia de uma versão mais modesta de 50 a 100 lugares. Levantam-se, contudo, muitas dúvidas no que concerne à rentabilidade comercial de tal projecto, pois o Concorde acarretou anualmente sucessivos prejuízos.”

Fonte : Diário Digital - 02-08-06

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats