quinta-feira, agosto 03, 2006

Novo sistema de previsão de sismos da Agência Metereológica Japonesa permitirá salvar inúmeras vidas.

A Agência Meteorológica Japonesa lançou hoje um sistema que permite prever sismos violentos poucos segundos antes de ocorrerem, o tempo que as autoridades necessitam para imobilizar os comboios de alta velocidade e as centrais nucleares.

O sistema equipa para já 41 organismos familiarizados com a gestão de sismos, como as companhias ferroviárias e de electricidade, e as empresas de construção. Devido à sua eficácia limitada, não se destina por enquanto a alertar o público em geral.

"O maior período que o sistema pode fornecer será provavelmente de cerca de 20 segundos, mas mesmo assim só em casos excepcionais. A maior parte das vezes, os alertas só serão dados depois dos grandes abalos", advertiu o meteorologista Makoto Saito. "Mas se pudermos dar o alerta nem que seja um segundo antes, isso será muito útil. As pessoas poderão saber o que podem esperar imediatamente, logo a partir dos pequenos abalos que precedem os tremores de terra mais devastadores", acrescentou.

O sistema de prevenção joga na diferença entre as velocidades de propagação de dois tipos de ondas emitidas durante um sismo: as ondas de compressão ou "ondas P" e as ondas secundárias ou "ondas S". As ondas "S" são as que podem causar grandes danos, mas deslocam- se quase duas vezes mais devagar do que as "ondas P", que têm fracos efeitos destrutores (quatro quilómetros por segundo, contra sete quilómetros por segundo).

Um lapso de alguns segundos entre o alerta e o sismo é naturalmente insuficiente para retirar populações das zonas que serão atingidas, mas permite limitar os danos através da paragem automática dos comboios e das centrais nucleares."

Fonte : Portugal Diário - 01-08-2006


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats