terça-feira, agosto 15, 2006

“Panorama do Documentário Japonês” uma mostra de obras de culto, em São Paulo, de 16 e 27 de Agosto

A Fundação Japão organiza entre 16 e 27 de Agosto, em São Paulo, um Panorama do Documentário Japonês”, uma mostra das obras mais importantes na história dos documentários no Japão.

De entre os 13 documentários que a mostra exibirá realce para as obras do mais importante documentarista japonês, Kazuo Hara, com “Uma Vida Dedicada" (Zenshin Shousetsuka), de 1994, que foca a vida de Inoue Mitsuharu, um dos maiores romancistas japoneses, que construiu sua carreira brincando sobre a fronteira entre a ficção e a realidade. Já o “A Extremamente Íntima Canção de Amor de Eros"(Kyokus iteki Erosu Koi-Uta), de 1974, conta a história de Miyuki Takeda, ex-namorada e mãe do filho do diretor Hara. Ela decide viajar para Okinawa com a criança. E, depois de muito ponderar, Hara, que ainda se encontra envolvido por ela, decide segui-la e documentar sua vida num filme. De Hara será ainda projectado “The Emperor´s Naked Army Marches On” (Yuki Yukite Shingun), de 1987.

Destaque também para a exibição de Feiticeira das Águas (Taki no Shiraito), de 1933, uma das obras primas de Kenji Mizoguchi, numa sessão especial com narração benshi (método de narração ao vivo). É o retrato de uma mulher que permanece totalmente dedicada a um só homem, num marcado momento de mudança de valores.

De Kaneto Shindo, será exibido a obra intitulada “Kenji Mizoguchi: A vida de um realizador”, de 1975, mescla um drama e um documentário biográfico sobre o referencial director. E “Eu vivi, mas... Biografia de Yasujiro Ozu", de 1983, de Kazuo Inoue, é um documentário biográfico que destaca entrevistas com diversas personalidades que trabalharam ou conviveram com Ozu.

"Feiticeira das Águas" de Kenji Mizoguchi.

De Sumiko Haneda será projectado “Akiko : retrato de uma bailarina” (Akiko aru dansa no shozo), de 1985 ; e de Shunsui Matsuda Bantsuma: a vida de Tsumasaburo Bando" (Bantsuma - Bando Tsumasaburo no shogai), de 1979. O multifacetado Gozo Yoshimasu fará dia 19 uma leitura perfomática. O escritor também lança o fime “Canções das Ilhas, Milhares de Ilhas”, trata-se de um filme monólogo poético, com narrações do próprio Yoshimasu. Dia 22, a professora Lúcia Nagib fará uma palestra sobre o filme a exibir “O Cinema de Ozu na Visão de Kiju Yoshida”, de K. Yoshida.

Serão ainda projectadas as películas: “Uminchu: o Velho e o Mar do Leste da China” (Rojin To Umi), de Josh Junkerman (1990) ; “A Rotina tem o seu Encanto” (Samma No Aji), de Yasujiro Ozu (1962); e Cinema dos Sonhos, Sonhos de Tóquio” de Kiju Oshida (1995).

O evento será realizado simultaneamente na Sala Cinemateca e no Espaço Cultural da Fundação Japão em São Paulo, com entrada gratuita. Os filmes são todos falados em japonês. No entanto, as exibições do Cinemateca têm legendas em português.

A programação completa, bem como outras informações poderão ser vistas no website da Fundação Japão. Ver fichas técnicas e sinopses dos filmes a apresentar.

Imagens


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats