quinta-feira, setembro 21, 2006

Japão é o país convidado da 10ª edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea "a Sul", que decorre até 13 de Outubro.

""Coreografias japonesas vão poder ser vistas em cinco concelhos algarvios, mas também em Lisboa, nos dez espectáculos agendados para a 10ª edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea "a Sul". O certame, que tem como país convidado o Japão, arranca hoje em Faro, mas vai passar também por Loulé, Lagos, Lagoa e Vila Real de Santo António, numa maratona de dança contemporânea que só termina a 13 de Outubro.

A iniciativa, que também se estende a Lisboa, resulta de uma co-produção entre a associação "no Fundo do Fundo" e o Teatro das Figuras, em Faro, com o apoio da associação Devir e do Centro de Artes Performativas do Algarve (CAPA).

Abrem o Festival, no CAPA, em Faro, os espectáculos "Carlo X Carlo", trabalho sobre a dualidade humana interpretado pela companhia japonesa "j.a.m Dance Theatre", e "Mizunoie/Water House", pela Monochrome Circus. Nas noites de sábado e domingo, o festival "percorre" cerca de 60 quilómetros até Lagoa, para a apresentação do espectáculo "não temos pátria, temos barbatanas & valsa lenta 06". O espectáculo, concebido e dirigido por José Laginha, é composto por duas partes, separadas por um intervalo em que é interpretada a performance "a encomenda", a que se segue a instalação "valsa lenta 06".

A par dos espectáculos "Kaminari - Trovão", interpretado pela Kamu Suna Ballet Company e "7 p.m./Rumour (loose in the air)", de Maria Ramos, a representação de José Laginha completa o trio de participações portuguesas no festival. "Kaminari - Trovão" é a primeira obra da companhia dirigida por César Augusto Moniz, que durante dez anos viajou entre Portugal e o Japão para estudar o xintoísmo, religião anterior ao budismo, e o budismo. O espectáculo da companhia Kamu Suna Ballet Company, formada em Lisboa em Janeiro de 2006, é apresentado em Lagos a 30 de Setembro e em Lagoa a 06 de Outubro.


O terceiro espectáculo português a ser apresentado no festival - "7 p.m./Rumour (loose in the air)" -, inspirado no poema "Half-hanged Mary", de Margaret Atwood, sobe ao palco do CAPa a 13 de Outubro, data de encerramento do certame.

No mesmo dia, repetem os espectáculos "Tabula Rasa", pela companhia Cross-Section, apresentado antes em Loulé, a 29 de Setembro, e "Komachi", coreografado por Masami Yurabe, que pode ser visto antes em Lagoa, em estreia nacional, a 06 de Outubro, e no Teatro da Comuna a 09 e 10 de Outubro.

A agenda do festival "a Sul" inclui ainda, em Lisboa e Faro, os espectáculos "Pollen Revolution", pela companhia Akira Kasai, em estreia nacional, e "Refined Colors", pelo Monochrome Circus, em Loulé. O coreógrafo japonês Miho Konai traz também a Portugal pela primeira vez o espectáculo "FuwaFuwa Ladybug", apresentado em Loulé no dia 29, em Vila Real de Santo António no dia 07 de Outubro e no Teatro da Comuna nos dias 09 e 10.

Outra estreia em palcos portugueses é a do espectáculo "Against Newton II", interpretado pela companhia japonesa Dance Theatre Ludens a 30 de Setembro em Lagos e a 7 de Outubro em Vila Real de Santo António. "

Fontes:
Texto - Barlavento Online - 16-09-006
Cartaz

Consultar website do Festival, com Programação detalhada

Mais notícias alusivas: Região Sul,

Comments:
Japan
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats