domingo, setembro 10, 2006

Obras em japonês relacionadas com Portugal.

"Uma tradução para japonês de «O Crime do Padre Amaro» e uma biografia do Infante D. Henrique venceram a 14ª edição do Prémio literário Rodrigues, o intérprete, anualmente atribuído pela embaixada de Portugal em Tóquio. Oito obras estiveram a concurso este ano.

A tradução é da autoria de Itoko Hamasaki, uma tradutora formada em estudos luso-brasileiros na Universidade Sophia (universidade católica japonesa) e apaixonada pela literatura portuguesa e, em particular, pelos romances de Eça de Queirós.

A biografia – «Infante D. Henrique: pioneiro dos descobrimentos e da sua época», foi escrita por Norio Kinshichi, professor de História Portuguesa na Universidade de Tenri.

Os dois vencedores, distinguidos ex-aequo, vão partilhar o prémio no valor de 500 mil ienes (cerca de 3.500 euros). A cerimónia de entrega do galardão está marcada para amanhã, pelas 17h30, na residência oficial da Embaixada de Portugal.


O prémio.

O galardão literário Rodrigues foi instituído em 1990 pela embaixada de Portugal no Japão, com base num fundo doado por um seu antigo intérprete, Jorge Midorikawa, para distinguir obras editadas no Japão, em japonês, sobre temas relacionados com Portugal ou autores portugueses e traduções de obras portuguesas. Missionário jesuíta português, João Rodrigues, que dá o nome ao prémio, viveu no Japão entre 1577 e 1610 e a sua acção no território faz dele uma figura de relevo no quadro das relações luso-nipónicas no seu começo (séculos XVI e XVII).


Rodrigues: o intérprete.

A par da sua actividade religiosa, Rodrigues trabalhou como intérprete de dois senhores feudais – Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi – e foi um dos autores e coordenador do «Vocabulário da Língua de Japam», primeiro dicionário de japonês-português, editado em 1603. São ainda da sua autoria «Arte da Língua de Japam (1608), «Arte breve da língua de Japam» (1620) e «A história da igreja de Japam» (1634)."

Fonte: O Primeiro de Janeiro - 03-09-006


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats