domingo, abril 08, 2007

Campeonatos do Mundo de Atletismo de 2007 em Osaka, Japão, com o dobro dos atletas habituais.

A cidade Osaka albergará entre 25 de Agosto e 2 de Setembro próximos os 11ºs Campeonatos do Mundo de Atletismo. São esperados cerca de 3 200 atletas provenientes de 211 países e territórios de todo o mundo. O nº de atletas esperados é cerca do dobro dos registados em média nos anteriores Campeonatos. Estima-se que este evento será visionado por mais de 4 mil milhões de pessoas em todo o mundo, constituindo um novo recorde dos campeonatos.

Os Campeonatos tiverem início em 1983 em Helsínquia (Finlândia), a que se seguiu em 1987 a cidade de Roma (Itália). Em 1991 foi realizado em Tóquio, onde foram batidos os recordes mais extraordinários até hoje dos diversos campeonatos. No Estádio Olímpico de Tóquio, entre diversos feitos, Carl Lewis bateu o recorde do mundo dos 100 metros com a excelente marca de 9,86s e Mike Powell conseguiu bater o recorde do salto em cumprimento (8,95 metros), que já persistia há 23 anos, desde que nos Jogos Olímpicos do México, Bob Beamon saltou mais longe que qualquer homem o fizera até hoje (8,90m). O recorde Powell ainda se mantém e curioso é que há mais de 10 anos nenhum homem salta mais de 8,60m, algo parecido com o recorde de salto com vara que parece cada vez mais distante. Os campeonatos de Tóquio, em 1991, granjearam tanto sucesso que a partir daí passaram a ter uma periodicidade 2 anos, sendo posteriormente todos realizados em cidades europeias, com a excepção de Edmonton, no Canada, em 2001.

A cidade de Osaka é a terceira maior cidade japonesa (durante o horário laboral é mesmo a segunda) e possui um sector industrial muito forte. A conurbação Osaka-Kobe-Quioto totaliza perto de 20 milhões de habitantes. Osaka organizou a Exposição Mundial de 1970, que acolheu cerca de 65 milhões de visitantes, sendo até hoje a exposição mais visitada da história da humanidade. Na cidade de Osaka habitam muitas comunidades de estrangeiros sendo a mais numerosa a coreana com cerca de 100 mil habitantes.

Website Oficial do Campeonato M. A. de Osaka
“IAAF Green Project” em Osaka



Sobre a cidade e região de Osaka:


Comments:
Viva colega e amigo Fernando,
é com muito agrado que vejo que voltaste a escrever no teu blog: 1 minuto...
Um blog muito bom e diferente do habitual...
leio e revejo sempre que posso este teu blog...

José Pedro Silva
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats