segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Elefantes em delicada loja de porcelana.

Para quem anda preocupado com os 20 anos de Cavaquismo, pode mitigar sua mágoa pensando nos (pelo menos) 28 anos de dominação Republicana (1981-2016) nos Estados Unidos. Não são 36 anos pois lá pelo meio os republicanos distraíram-se e deixaram que um marialva (Clinton) lhes roubasse a sala oval para um período (de oito anos) de estágios. Contudo afigura-se que tal distracção não se deverá repetir tão cedo.

Se é certo que as próximas eleições da presidência americana serão em 2008 as marcações de posição começarão a emergir em força já a partir dos próximos meses, pois as primeiras eleições primárias estão marcadas para daqui a menos de dois anos e a recolha de fundos (isto é, favores) é sempre muito longa.



Ainda em finais de 2004 Bush júnior desdobrava de novo os planos do seu longo e venerado projecto-mor (tirar em definitivo da governação do Irão o poder Islâmico e no qual o Iraque serve [serveria?] como rampa de lançamento) e já se iniciavam as sondagens para as eleições de 2008. Desde cedo se perfilham de um lado e outro os principais candidatos. Pelos elefantes temos o senador John McCain e o ex-xerife da big apple Rudy Guliani e pelos burros temos mais dois senadores: Hilary Clinton (a tal que para além dos republicanos, Bill Clinton também soube enganar bem) e o persistente John Kerry (que nasceu no lado errado do Atlântico, pois se fosse do lado de cá certamente já tinha espoliado o outro Burroso da sua chairman na União Europeia). Numa altura em que a imagem dos cartoonistas anda a ser muito caricaturada considero que vale a pena (re)ler a origem dos símbolos destes gigantic octopus. Houve ainda tentames de imiscuir na corrida nomes como Condolleza Rice, Jeb Bush ou John Edwards, mas tais tentativas saíram goradas.
Na generalidade das sondagens até hoje realizadas os candidatos republicanos levam sempre uma folgada vantagem. Hillary Clinton se usasse calças provavelmente estaria agora a desforrar-se do marido, liderando as sondagens. Mas no cadeirão americano há sangue a mais derramado para uma senhora nele se sentar.

Na última sondagem da Fox, realizada de 7-8 de Fevereiro, McCain e Giuliani mostram mais uma vez que a verdadeira contenda vai ser seguramente entre estes dois. Como tal, o que vencer as primárias do seu partido (em Maio de 2008 já se saberá) recebe logo como bónus a vitória na eleição presidencial. John McCain, que em 2008 terá 72 anos, afigura-se o mais provável, até porque, não sei se já repararam, mas dos candidatos principais das eleições americanas, o que apresenta a cara mais sorridente é sempre o tem ganho nas últimas décadas (foi Kennedy quem induziu tal prática). E Giuliani nem ao lado de estigmatizados mafiosos italianos tem a sua imagem favorecida. (E neste caso até me ponho a pensar se John Kerry tivesse sido preterido em 2004, em relação a John Edwards, se este não seria agora o Presidente!). Pois é, na América a imagem afigura-se quase tudo!
Mas pelo menos até 2016 já sabemos que os elefantes vão destruir muito vidro neste cada vez mais exíguo mundo.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats