domingo, abril 08, 2007

O novo Centro Nacional de Arte de Tóquio, um dos maiores e mais modernos museus do mundo.

Inaugurado em 21 de Janeiro passado o Centro Nacional de Arte de Tóquio (NACT) é o maior museu do Japão e um dos mais modernos do Mundo. O próprio edifício do museu, projectado pelo lendário arquitecto Kisho Kurokawa (é no momento candidato a governador de Tóquio), é só por si uma obra de arte, já distinguido com prestigiados prémios de arquitectura, inclusive o do Chicago Atheneaum em 2006.

Situado no centro de Roppongi, o bairro cultural por excelência de Tóquio, tem um espaço com 48 mil m2 de área e comporta 12 galerias para exposições (14 mil m2). A imensa fachada ondulada de vidro transparente destaca-se no horizonte visual do visitante. Kisho Kurokawa é o reputado artista da harmonia e equilíbrio entre a moderna tecnologia e as tradições culturais nipónicas.

No átrio destacam-se dois gigantes cones invertidos com cafetarias e restaurante no seu topo. A iluminação é regulada automaticamente à passagem dos visitantes e a limpeza é robotizada. O Museu define-se como uma "superinstalação funcional" em que todas as paredes das galerias são amovíveis e que permite a mudança das obras em exposição sem o visitante se aperceber efectivamente disso. O NACT possui ainda uma biblioteca, um auditório para 300 pessoas e loja.

O museu possui a particularidade de não ter nenhuma colecção permanente e tem a expectativa de atrair 1,5 milhões de visitantes por ano. Até 19 de Março o museu expôs a exposição “Vivendo no Mundo Material: “Coisas” na Arte do Século XX e Posteriores", com cerca de 600 obras de arte provenientes de colecções nacionais e estrangeiras (Cézanne, Duchamp, Rauschenbergou Pollock, Kurt Schwitters, Michael Craig-Martin, Jiro Yoshihara ou Yasumasa Morimura). No momento apresenta a mostra "Paris do Mundo Inteiro: Artistas Estrangeiros em Paris 1900-2005", organizada pelo Centro Pompidou e com 200 obras de Picasso, Chagall ou Brassaï.

Contudo cada exposição ocupa apenas cinco das 12 galerias. O restante espaço e salas , que ainda é imenso são alugados a associações de artistas. A procura destes espaços tem sido tão elevada que a maioria das galerias já está concessionada até final de 2008.
A edificação do NACT estendeu-se por quatro anos e custou 223 milhões de euros.





Website do Museu

Fonte das Fotos: Centro Nacional de Arte de Tóquio (NACT)

Comments:
Olá!
Eu é que agradeço a disponibilização da informação neste espaço.
E a sua visita ao mu sítio.
beijinhos
 
pois....o que eu perdi....

devia ter ido ao japão em vez da china...


_________________

beijo.
 
Caros amigos,

"José Afonso", figura ímpar da cultura portuguesa, que trilhou, desde sempre, um percurso de coerência na recusa permanente do caminho mais fácil, da acomodação, no combate ao fascismo salazarista e pela liberdade e democracia, é tema de um selo que está em 5º lugar. Precisamos do voto de todos para que se faça um selo em sua memória e em louvor à Liberdade.
Num período de exaltação de valores salazaristas, devemos contrapor com os nossos defensores de Abril!

“Venham mais cinco!!
Traz um amigo também!”


VOTA
[aqui]

Abril, SEMPRE!!

Davide da Costa
 
Tou varada!
sou mesmo parolinha!
:) lindo, lindo, lindo.
 
ALGUEM DO BLOG PODE ME PASSAR INFORMAÇOES DE COMO CONSEGUI A COPIA DA PLANTA DO NOVO MUSEU NACIONAL DE TOQUIO ,PRECISO PARA FAZER UM TRABALHO DE ARQUITETURA FAVOR MANDAR QUEM TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO PARA CARIOCAJRF@HOTMAIL.COM OBRIGADO
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats