domingo, abril 08, 2007

O novo Centro Nacional de Arte de Tóquio, um dos maiores e mais modernos museus do mundo.

Inaugurado em 21 de Janeiro passado o Centro Nacional de Arte de Tóquio (NACT) é o maior museu do Japão e um dos mais modernos do Mundo. O próprio edifício do museu, projectado pelo lendário arquitecto Kisho Kurokawa (é no momento candidato a governador de Tóquio), é só por si uma obra de arte, já distinguido com prestigiados prémios de arquitectura, inclusive o do Chicago Atheneaum em 2006.

Situado no centro de Roppongi, o bairro cultural por excelência de Tóquio, tem um espaço com 48 mil m2 de área e comporta 12 galerias para exposições (14 mil m2). A imensa fachada ondulada de vidro transparente destaca-se no horizonte visual do visitante. Kisho Kurokawa é o reputado artista da harmonia e equilíbrio entre a moderna tecnologia e as tradições culturais nipónicas.

No átrio destacam-se dois gigantes cones invertidos com cafetarias e restaurante no seu topo. A iluminação é regulada automaticamente à passagem dos visitantes e a limpeza é robotizada. O Museu define-se como uma "superinstalação funcional" em que todas as paredes das galerias são amovíveis e que permite a mudança das obras em exposição sem o visitante se aperceber efectivamente disso. O NACT possui ainda uma biblioteca, um auditório para 300 pessoas e loja.

O museu possui a particularidade de não ter nenhuma colecção permanente e tem a expectativa de atrair 1,5 milhões de visitantes por ano. Até 19 de Março o museu expôs a exposição “Vivendo no Mundo Material: “Coisas” na Arte do Século XX e Posteriores", com cerca de 600 obras de arte provenientes de colecções nacionais e estrangeiras (Cézanne, Duchamp, Rauschenbergou Pollock, Kurt Schwitters, Michael Craig-Martin, Jiro Yoshihara ou Yasumasa Morimura). No momento apresenta a mostra "Paris do Mundo Inteiro: Artistas Estrangeiros em Paris 1900-2005", organizada pelo Centro Pompidou e com 200 obras de Picasso, Chagall ou Brassaï.

Contudo cada exposição ocupa apenas cinco das 12 galerias. O restante espaço e salas , que ainda é imenso são alugados a associações de artistas. A procura destes espaços tem sido tão elevada que a maioria das galerias já está concessionada até final de 2008.
A edificação do NACT estendeu-se por quatro anos e custou 223 milhões de euros.





Website do Museu

Fonte das Fotos: Centro Nacional de Arte de Tóquio (NACT)

Comments:
Olá!
Eu é que agradeço a disponibilização da informação neste espaço.
E a sua visita ao mu sítio.
beijinhos
 
pois....o que eu perdi....

devia ter ido ao japão em vez da china...


_________________

beijo.
 
Tou varada!
sou mesmo parolinha!
:) lindo, lindo, lindo.
 
ALGUEM DO BLOG PODE ME PASSAR INFORMAÇOES DE COMO CONSEGUI A COPIA DA PLANTA DO NOVO MUSEU NACIONAL DE TOQUIO ,PRECISO PARA FAZER UM TRABALHO DE ARQUITETURA FAVOR MANDAR QUEM TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO PARA CARIOCAJRF@HOTMAIL.COM OBRIGADO
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Blogarama - The Blogs Blogwise - blog directory
eXTReMe Tracker


View My Stats